Questionário:
1. A ordem mundial demonstra que há uma certa hierarquia entre os países. Como essa hierarquia foi ou é estabelecida?
2. É possível perceber manifestações da ordem mundial vigente em nosso cotidiano? Como?
3. O Brasil mantém certa liderança na atual ordem mundial. Aponte algumas manifestações dessa liderança.
4. Quais fatores vêm contribuindo para o reconhecimento brasileiro no cenário internacional?
5. Aponte alguns obstáculos ou dificultadores para a ampliação da liderança internacional brasileira. Aponte também algumas sugestões para a superação desses obstáculos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. A Nova Ordem Mundial marca uma mudança na estrutura política, econômica, militar e social em nível global. O acontecimento político que marca o início dessa nova ordem é o
A) término da Primeira Guerra.
B) fim da Guerra Fria.
C) começo da Primavera Árabe.
D) aumento da xenofobia.
E) processo de globalização.
2. A primeira expressão que pode ser designada para definir a Nova Ordem Mundial é a unipolaridade, uma vez que, sob o ponto de vista militar, os EUA se tornaram soberanos diante da impossibilidade de qualquer outro país rivalizar com os norte-americanos nesse quesito.
A segunda expressão utilizada é a multipolaridade, pois, após o término da Guerra Fria, o poderio militar não era mais o critério principal a ser estabelecido para determinar a potencialidade global de um Estado Nacional, mas sim o poderio econômico. Nesse plano, novas frentes emergiram para rivalizar com os EUA, a saber: o Japão e a União Europeia, em um primeiro momento, e a China em um segundo momento, sobretudo a partir do final da década de 2000.
Por fim, temos uma terceira proposta, mais consensual: a unimultipolaridade. Tal expressão é utilizada para designar o duplo caráter da ordem de poder global: “uni” para designar a supremacia militar e política dos EUA e “multi” para designar os múltiplos centros de poder econômico.
3. não
4. Sua posição híbrida entre o Norte e o Sul, sua preferência pela diplomacia e a negociação na solução de conflitos e seu apoio ao multilateralismo são os fatores-chave que determinam seu papel no sistema internacional. Nos últimos anos, foram realizados vários estudos sobre as mudanças no sistema internacional.
5. Em resumo, podemos dizer que o Brasil, no contexto da Nova Ordem Mundial, integra a perspectiva dos países periféricos em busca de melhores condições para a promoção do desenvolvimento e para fazer frente às nações do Norte. Para isso, será necessário que o país encontre uma maneira de melhor se desenvolver no plano tecnológico e industrial, a fim de diminuir a sua dependência no contexto da Divisão Internacional do Trabalho.
Explicação: