Psicologia, perguntado por gleycenunes6079, 3 meses atrás

QUESTÃO1 Leia o excerto a seguin: May et al comparando gestantes consumidoras de álcool a gestantes não consumidoras verificaram que o consumo de álcool no primeiro trimestre de gestação implica em risco 12 vezes maior de acometimento fetal; se a gestante continuar a ingerir bebidas alcoolicas no primeiro e no segundo trimestres, o risco se eleva a 6 1 vezes e se o consumo ocorrer durante toda a gestação, o risco e 65 vezes maior (COSTA, 2017. P. 54). COSTA, H. P. F. Ações do álcool sobre o feto, In: SEGRE, C. A M. Efeitos do álcool na gestante ino feto e no recém-nascido. 2. Ed. São Paulo: Sociedade de Pediatria de São Paulo, 2017. P. 58-64, Vimos ao longo da disciplina, que diante das condições de saúde física e psicoemocional da mãe, o bebê pode ter implicações negativas no desenvolvimento neuronal. Considerando o exposto, relacione com a citação e disserte, em 15 a 20 linhas do Word, sobre coma o consumo de alcool durante a gestação pode influenciar no n.

Soluções para a tarefa

Respondido por jovinacln
1

Resposta:

Procura por esse artigo ( muito esclarecedor). Não aceita link por isso coloquei parte do texto

Relator:

Conceição Ap. Mattos Segre

Coordenadora do Grupo de Trabalho Efeitos do Álcool na Gestante, no Feto e no RecémNascido

O que é a Síndrome Alcoólica Fetal (SAF)?

O consumo de álcool por uma mulher grávida tem grandes possibilidades de atingir o feto, levando-o a apresentar várias alterações em órgãos do corpo, bem como desordens de comportamento que são conhecidas como Síndrome Alcoólica Fetal (SAF) e que não têm cura.

Bebês que nascem com SAF têm alterações na face e em órgãos do corpo, podem nascer com peso abaixo do normal e ter retardo mental. Eles têm problemas de aprendizagem e atenção,

memória, fala, audição e alterações de comportamento, que se mostram principalmente na idade escolar e no relacionamento com outras pessoas.

No entanto, nem todos os bebês apresentam todos os sintomas da SAF. Muitas vezes são reconhecidos tardiamente e recebem várias nominações como SAF parcial ou espectro de alterações relacionadas ao álcool. Em determinadas situações, a mãe pode expor o bebê ao álcool antes mesmo de saber que está grávida, por isso é importante não ingerir bebida alcoólica quando  há intenção de engravidar.

Se a mãe descobriu a gravidez após ingerir bebida alcoólica, o ideal é parar imediatamente.

Nunca é tarde para parar. O quanto antes parar de beber, melhor para a gestante e para o bebê.

Mas há que lembrar: a exposição ao álcool durante a gestação não resulta necessariamente em SAF. O principal problema é que não se conhecem níveis seguros de consumo de álcool durante a gravidez, abaixo dos quais o feto não será afetado. Portanto, tolerância zero para álcool na gravidez!

Causas

Hoje está bem demonstrado que o consumo de álcool por uma gestante tem grandes possibilidades de atingir o feto, levando-o a apresentar várias alterações em diferentes órgãos, sistemas e aparelhos, bem como desordens de comportamento, que não têm cura.

As crianças atingidas pelo álcool durante a gestão podem ter problemas não aparentes ao nascer e que somente vão surgir ao longo da vida: dificuldades na aprendizagem e alterações no comportamento são apenas dois exemplos, denominados em seu conjunto como “espectro de distúrbios fetais relacionados ao álcool” (FASD na sigla em inglês).

É preciso assinalar, contudo, que a exposição ao álcool durante a gestação não resulta obrigatoriamente na SAF. O problema é que, até o momento, não se conhecem níveis seguros de consumo de álcool durante a gravidez que garantam o nascimento de uma criança saudável, isenta dos efeitos do álcool.1

Como o bebê é atingido?

Ao consumir uma dose de bebida alcoólica, a mulher grávida já está colocando a saúde do seu filho em risco. Isso porque o álcool atravessa a placenta e atinge o feto. Pela imaturidade do feto e os baixos níveis das enzimas fetais, o metabolismo e a eliminação do álcool são mais lentos.

O líquido amniótico é um reservatório de álcool e expõe ainda mais o feto aos seus efeitos. Os efeitos negativos do álcool são mais frequentes no cérebro e no coração do feto.2 A

probabilidade de que o bebê seja afetado e a gravidade da síndrome tem relação com a dose

Explicação:


novaisnina80: ??
Perguntas interessantes