Questão01.Observe a charge acima sobre a Independência do Brasil e responda as questões: A) Na charge, qual a participação do povo mais pobre no processo de independência do Brasil?
B) Quem foram as parcelas da sociedade que tiveram influência sobre a Independência?
Questão02. "Os homens que dirigiram o movimento pela independência no Brasil estavam empenhados em manter a ordem, evitar a anarquia e combater os 'excessos do povo"."
Pensando nos limites sociais do processo de independência, o que poderia representar "excessos do povo" na visão das elites? Comente.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) Com a chegada dos portugueses ao Brasil D. João gastava muito para manter a estrutura portuguesa no Rio de Janeiro. Para melhorar a situação, D. João decidiu aumentar os impostos, gerando muito desconforto nas outras províncias. Em Pernambuco, a população estava insatisfeita pelo aumento dos impostos e a criação de novos tributos, e o grande número de portugueses ocupando cargos públicos e controlando o comércio local. A situação da província não era das melhores, gerando uma crise econômica. Os revoltosos planejavam proclamar com base nas ideias iluministas. Entre eles haviam militares, comerciantes, artesãos, proprietários rurais e até padres.
b) Dom Pedro 1º negociou com as nações estrangeiras o reconhecimento da independência do Brasil. Os Estados Unidos foram o primeiro país a reconhecê-la oficialmente. Foi por intermédio da Inglaterra que, em 1825, Portugal reconheceu a independência brasileira em troca de uma indenização de dois milhões de libras.
c) A independência, no entanto, não resultou em transformações políticas profundas, nem tampouco sociais, porque D. Pedro já governava o país desde que D. João VI havia voltado para Portugal. "Na verdade foi uma independência sem muitas mudanças no quadro político e social do país".