Questão u° 56Uma esfera de massa 2,00 kg que está presa na extremidade de uma corda de1.00 m de comprimento, de massa desprezível, descreve um movimento circular uniforme sobre uma mesa horizontal, sem atrito. A força de tração na corda é de 18.0 N. constante. A velocidade de escape ao romper a corda éa)0.30 m/s.b)1.00 m/s.c)3.00 m/s.d)6.00 m/s.e)9.00 m/s.
Soluções para a tarefa
Olá!
Temos de dados do exercício: massa da esfera= 2 kg, corda de 1 m de comprimento, força de tração na corda de 18 N e uma descrição de movimento circular uniforme.
Então, sabemos que a tração no fio é igual à força centrípeta e de acordo com a segunda Lei de Newton, F= m*a, logo, a Fc= m*ac e aceleração centrípeta é , logo, Fc= m*.
Portanto, temos:
T=
18= 2*
= 9
v= 3 m/s.
Alternativa C é a correta.
A velocidade de escape ao romper a corda é: 3,00 m/s - letra c).
O que é a força centrípeta?
A força centrípeta pode ser projetada como o resultante das forças na direção do raio e seu módulo é direcionado através de:
- Fc = mv² / r | Fc = m . w² . R
E o enunciado diz que existe uma esfera (com 2kg de massa) que está acoplada em uma corda com 1,00 metro de comprimento, realizando um MCU (Movimento Circular Uniforme).
Dessa forma, é possível visualizar que a tração no fio será igual a força centrípeta, onde se torna viável aplicar a segunda lei de Newton (F = m . a) e como a aceleração centrípeta é projetada através de v² / r, então:
- Fc = m . v² / r
Convertendo para o nosso objetivo:
T = m . v² / r
18 = 2 . v² / 1
v² = 9.
v = 3 m/s.
Para saber mais sobre Força Centrípeta:
brainly.com.br/tarefa/46630351
Espero ter ajudado nos estudos e bebam água :))
#SPJ3