Questão u° 11Assinale a alternativa correta.a)Por ser ambientado no Recife, o conto pode ser classificado como pertencente à produção dos escritores regionalistas.b)No fragmento de "‘Felicidade clandestina”, podemos afirmar que a posse do livro por parte da protagonista constitui-se como metáfora de um encontro amoroso.c)Em "Acho que eu nào disse nada. Peguei o livro. Não. não saí pulando como sempre. Saí andando bem devagar”, a personagem principal, leitora compulsiva, está frustrada pela responsabilidade da posse do livro.d)A decisão da mãe de nào dar em definitivo o livro para a personagem principal constitui uma denúncia, por parte de Clarice Lispector. das injustiças cotidianas, dado que é também uma autora engajada em seu tempo, fiel à proposta existencialista de Jean-Paul Sartre.e)A posse do livro nào tem relação direta com a felicidade da narradora, que se explica pelo sentimento de vingança contra a menina que a prejudicou.
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Olá!
O texto a qual se refere a questão é “Felicidade Clandestina” de autoria de Clarice Lispector. Clarice Lispector (1920 – 1977) foi uma escritora e jornalista ucraniana que declarava sempre sua brasilidade. Naturalizada brasileira é considerada uma das escritoras mais importantes do país.
Ao analisar as afirmações, podemos concluir que: a passagem do final do texto “era uma mulher com seu amante”, faz o papel de metáfora sobre a posse do livro.
Sendo assim, a resposta correta é a alternativa b) No fragmento de "‘Felicidade clandestina”, podemos afirmar que a posse do livro por parte da protagonista constitui-se como metáfora de um encontro amoroso.
Espero ter ajudado, bons estudos!
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
História,
9 meses atrás
Ed. Física,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás