QUESTÃO
"SÓCRATES: E agora, Mênon, vê que progressos ele já fez em termos de memória? De início não sabia que linha forma a figura de oito pés e mesmo agora não sabe, mas antes achava que sabia e respondeu confiante como se soubesse, sem ter consciência das dificuldades; ao passo que agora sente a dificuldade em que se encontra e, além de não saber, não acha mais que sabe."
(PLATÃO. Mênon. In: MARCONDES, Danilo. Textos básicos de filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999, p. 35)
Dentre as características da filosofia socrática inferidas dos escritos de Platão, o trecho acima retrata
a) o uso da dialética como meio de alcançar as verdades imutáveis da alma.
b)o constante recurso a analogias e abundantes exemplos para testar definições.
c)a crença na reminiscência ou recordação como meio de acessar o conhecimento.
d) a convicção de que a investigação se inicia com um reconhecimento do não saber
Soluções para a tarefa
Dentre as características da filosofia socrática:
d) a convicção de que a investigação se inicia com um reconhecimento do não sabe.
A partir da experiência do oráculo de Delfos, que afirmou ser Sócrates o mais sábio dos homens, o filósofo passou a questionar a si e aos outros sábios e concluiu que estes se tornavam arrogantes e presunçosos porque acreditavam saber todas as coisas.
Sócrates então deu início a sua missão de tirar os homens da ignorância fazendo-os pensar por si mesmos, porque muitos dos homens que supunham saber algum coisa, na verdade, sabiam pouco ou nada sabiam.
O objetivo de Sócrates era fundamentalmente fazer com que os homens chegassem ao autoconhecimento, ou seja, pensar por si mesmos, sem ter de repetir opiniões que muitas vezes nem paravam para pensar sobre o que estavam falando, ficando presos às opiniões alheias.
Bons estudos!