Filosofia, perguntado por lepidlives, 9 meses atrás

QUESTÃO: Sobre a ética na Antiguidade, é CORRETO afirmar que *
Sócrates repercutiu a ideia de uma ética intimista voltada para o bem individual, que, ao ser exercida, se espargiria por todos os homens.
Platão, na direção socrática, defendeu a necessidade de purificação da alma para se alcançar a ideia de bem.
O ideal ético perseguido pelo estoicismo era um estado de plena serenidade para lidar com os sobressaltos da existência.
Os sofistas afirmavam a normatização e verdades universalmente válidas.
QUESTÃO: Foucault sugere uma ética como estética da existência, que consiste em: *
A vontade é o guia infalível das ações.
O sujeito não é algo dado, mas algo construído.
Relação entre o sujeito e a arte.
A existência passa, primeiramente, pela experiência estética.
QUESTÃO: Michel Foucault, ao tematizar a questão do poder, em sua análise da soberania, afirma como prioritário: *
Compreender as motivações histórico-políticas que levaram à soberania.
Avaliar a multiplicidade de subdivisões de poder que antecederam à soberania.
Investigar como se constituem os sujeitos pelos efeitos do poder.
Saber como se forma essa alma do corpo político unificado que é a soberania.
QUESTÃO: Sobre a diferença entre “moral” e “ética” é correto afirmar: *
Não podemos diferenciar, são palavras sinônimas.
Moral é sinônimo de “ética aplicada”.
Moral é a prática da Ética no nosso dia a dia.
Moral é um conjunto de valores, e Ética é a reflexão sobre esses valores.
QUESTÃO: Alguns dos desejos são naturais e necessários; outros, naturais e não necessários; outros, nem naturais nem necessários, mas nascidos de vã opinião. Os desejos que não nos trazem dor se não satisfeitos não são necessários, mas o seu impulso pode ser facilmente desfeito, quando é difícil obter sua satisfação ou parecem geradores de dano. Nesse fragmento da obra filosófica de Epicuro, o homem tem como fim: *
Valorizar os deveres e as obrigações sociais.
Alcançar o prazer moderado e a felicidade.
Aceitar o sofrimento e o rigorismo da vida com resignação.
Refletir sobre os valores e as normas dadas pela divindade.
QUESTÃO: O que significa dizer que a filosofia aristotélica é teleológica? *
Uma ética orientada pela comprovação científica;
Uma ética voltada para preocupações existenciais e religiosas;
Uma ética orientada pela busca do prazer;
Uma ética que está orientada pela busca por uma finalidade.
QUESTÃO: Autonomia da vontade é aquela sua propriedade graças à qual ela é para si mesma a sua lei (independentemente da natureza dos objetos do querer). O princípio da autonomia é, portanto: não escolher senão de modo a que as máximas da escolha estejam incluídas simultaneamente, no querer mesmo, como lei universal. KANT, Immanuel. Fundamentação da Metafísica dos Costumes. De acordo com a doutrina ética de Kant: *
A boa vontade deve ser utilizada para satisfazer os desejos pessoais do homem. Trata-se de fundamento determinante do agir, para a satisfação das inclinações.
O Imperativo Categórico é um cânone que nos leva a agir por inclinação, vale dizer, tendo por objetivo a satisfação de paixões subjetivas.
O Imperativo Categórico não se relaciona com a matéria da ação e com o que deve resultar dela, mas com a forma e o princípio de que ela mesma deriva.
Inclinação é a independência da faculdade de apetição das sensações, que representa aspectos objetivos baseados em um julgamento universal.
QUESTÃO: Numa perspectiva ética, Foucault identificou dois aspectos fundamentais do agir humano, que são: *
O cuidado de si e o de falar a verdade.
Conhecimento de si e a ação política.
A consciência de si a consciência do outro.
A verdade e o poder da ação.
QUESTÃO: Segundo essa formulação do imperativo categórico por Kant, uma ação é considerada ética quando: *
Privilegia os interesses particulares em detrimento de leis que valham universal e necessariamente.
A máxima que rege a ação pode ser universalizada, ou seja, quando a ação pode ser praticada por todos, sem prejuízo da humanidade.
Ajusta os interesses egoístas de uns ao egoísmo dos outros, satisfazendo as exigências individuais de prazer e felicidade.
Está subordinada à vontade de Deus, que preestabelece o caminho seguro para a ação humana.
QUESTÃO: Qual das alternativas NÃO condiz com a concepção de ética em Aristóteles: *
Para Aristóteles, a ética é uma educação dos nossos desejos e apetites naturais, evitando assim, o vício e a desmedida.
Quando agimos racionalmente, controlamos nossos desejos e impulsos, nos tornamos assim, mais virtuosos e prudentes.
A ética consiste em uma ação racional refletida.
Vontade e desejo possuem o mesmo significado em Aristóles

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Respondido por bs3902115
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