Filosofia, perguntado por mariosilva9821, 2 meses atrás

QUESTÃO. "Serei de tal modo dependente do corpo e dos sentidos que não possa existir sem eles? Mas eu me persuadi de que nada existia no mundo, que não havia nenhum céu, nenhuma terra, espíritos alguns, nem corpos alguns: não me persuadi também, portanto, de que eu não existia? Certamente não, eu existia, sem dúvida, se é que eu me persuadi, ou, apenas, pensei alguma coisa. Mas há algum, não sei qual, enganador mui poderoso e mui ardiloso que emprega toda a sua indústria em enganar-me sempre. Não há, pois, dúvida alguma de que sou, se ele me engana; e, por mais que me engane, não poderá jamais fazer com que eu nada seja, enquanto eu pensar ser alguma coisa. De sorte que, após ter pensado bastante nisto e de ter examinado cuidadosamente todas as coisas, cumpre enfim concluir e ter por constante que esta proposição, eu sou, eu existo, é necessariamente verdadeira todas as vezes que a enuncio ou que a concebo em meu espírito." (DESCARTES. Meditações). == Com base na passagem acima, em que Descartes afirma a existência do pensamento, assinale as alternativas corretas. *
2 pontos
a) Trata-se, nessa passagem, do cogito como verdade eterna.
b) Trata-se, nessa passagem, do cogito como verdade temporal.
c) Trata-se, nessa passagem, do cogito que refuta o Deus enganador.
d) Trata-se, nessa passagem, do cogito como primeira certeza do sistema cartesiano.
e) Trata-se, nessa passagem, do cogito como afirmação da existência do mundo, do céu, da terra e de todos os espíritos.

Soluções para a tarefa

Respondido por sosouvid
0

Resposta:

c e d

Explicação:

Creio que sejam essas as verdadeiras.

Num mundo onde o novo se tornou incerto, o homem procura uma nova certeza, com a sua própria razão. Mas a própria razão precisa de inspeção constantemente (inspeção do espírito) e de obedecer ao preceito cartesiano.

Ele afirma e tem certeza da sua existência, mas não faz menção alguma à percepção clara e distinta. Sua explicação parece ser que ele está certo de que existe porque não tem nenhuma razão para duvidar desta crença e porque a única hipótese para duvidar seria a de um Deus Enganador.

Perguntas interessantes