Questão: Qual a probabilidade de se encontrar um indivíduo AaBbCcDdEeFf oriundo de um autofecundação de um indivíduo AaBbCcDdEeFf.
Soluções para a tarefa
A partir da análise do genótipo desse indivíduo, podemos afirmar que a probabilidade de um indivíduo que possui o genótipo : AaBbCcDdEeFf surgir a partir da autofecundação desse genótipo é de 1/64 em forma de fração ou de 1,5625 em forma de porcentagem.
- Mas como chegar nesse resultado ?
É bastante simples, para nós encontrarmos a probabilidade de gerar um indivíduo com esse genótipo, basta realizarmos os cruzamentos entre os genes (A,B,C,D,E e F), também poderíamos montar um quadro de Punnett, entretanto seria inviável pois formaria um quadro de Punnett enorme, então vamos realizar pelo cruzamento de genes.
- Cruzando o gene ''A'' com o gene ''A'' :
A a
A AA Aa
a Aa aa
Analisando esse cruzamento, podemos inferir que :
1/4 (25%) dos genótipos são homozigotos dominantes (Aa)
1/2 (50%) dos genótipos são heterozigotos (Aa)
1/4 (25%) dos genótipos são homozigotos recessivos (aa)
Como todos os genes (A,B,C,D,E e F) estão em heterozigose (ocorre na presença de um alelo dominante e outro alelo recessivo no mesmo genótipo), então não faria sentido realizar 6 cruzamentos iguais, apenas mudando a letra.
Dessa maneira, concluímos que a probabilidade de gerar um indivíduo que possui 6 genes em heterozigose, será de :
Em suma, a partir dos cálculos realizados, podemos afirmar que a probabilidade da autofecundação desse genótipo gerar um genótipo igual é de 1/64.
Bons estudos e espero ter ajudado :)