ENEM, perguntado por jayxavier, 6 meses atrás

Questão : Pierre Bourdieu trata da cultura no sentido antropológico, recorrendo a outro conceito, o “habitus”. Em sua obra “O Sentido Prático” ele explica mais detalhadamente sua concepção do “habitus”. “Os habitus são sistemas de disposições duráveis e transponíveis, estruturas estruturadas predispostas a funcionar como estruturas estruturantes, isto é, a funcionar como princípios geradores e organizadores de práticas e de representações que podem ser objetivamente adaptadas a seu objetivo sem supor que se tenham em mira conscientemente estes fins e o controle das operações necessárias para obtê-los.”BOURDIEU, 1980, p.88. Sobre o conceito de habitus é INCORRETO afirmar que: *
2 pontos
O habitus não é interiorizado pelos indivíduos, implica em consciência dos indivíduos para ser eficaz.
O habitus funciona como a materialização da memória coletiva que reproduz para os sucessores as aquisições dos precursores.
O habitus é o que caracteriza uma classe ou um grupo social em relação aos outros que não compartilham das mesmas condições sociais.
O habitus explica porque os membros de uma mesma classe agem frequentemente de maneira semelhante sem ter necessidade de entrar em acordo para isso.
O habitus é o que permite aos indivíduos se orientarem em seu espaço social e adotarem práticas que estão de acordo com sua vinculação social. Ele torna possível para o indivíduo a elaboração de estratégias antecipadoras que são guiadas por esquemas inconscientes, esquemas de percepção, de pensamento e de ação.

Soluções para a tarefa

Respondido por nalu779
22

Resposta:

Está incorreta a alternativa:

A) O habitus não é interiorizado pelos indivíduos, implica em consciência dos indivíduos para ser eficaz.

Explicação:

no fim do trecho dado encontramos:

“... princípios geradores e organizadores de práticas e de representações que podem ser objetivamente adaptadas a seu objetivo sem supor que se tenham em mira conscientemente estes fins e o controle das operações necessárias para obtê-los.”

ou seja, o habitus NÃO é consciente e sua reprodução só funciona por que é interiorizado pelos indivíduos que passam a agir “automaticamente” e repetem aquele padrão

Respondido por larissamagrani
0

Bourdieu, ao analisar a sociedade, retoma a ideia de habitus do vocabulário aristotélico e afirma que todos possuem habitus (A).

Habitus é um processo que o agente passa e o faz adquirir bagagem à medida que se encontra atuando na sociedade.

A partir desses costumes e capacidades, o agente ganha capitais, isto é, riquezas que vão além das econômicas e que é manifestação na sociedade.

São eles: capital econômico (dinheiro, bens), capital cultural (conhecimento e competências), capital social (relações humanas) e capital simbólico (prestígio social).

Assim, o homem acaba entrando em um ciclo sem fim. Ao longo da sua vida, ele é treinado para se posicionar de terminado jeito, a fim de adquirir status.

A escola ajuda nesse processo de falsa identidade ao cultivar conhecimentos que não são úteis aos alunos e a se curvar a saberes impostos pela sociedade, ratificando a descriminação e o processo avaliativo individualizador.

Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/18078054

Anexos:
Perguntas interessantes