Questão norteadora:
Neste sentido, aproveitando proximidade do bosque na região central da cidade e o
quadro de saúde desse grupo de pessoas atendidas neste centro de saúde, quais as
possibilidades de atividades físicas, de caráter ecopedagógicas, poderiam ser incluídas
semanalmente para esse grupo de pessoas com quadro de diabetes e estresse crônico?
Após leitura da situação problema apresentada acima, análise e com base no conteúdo
das disciplinas envolvidas, construam um planejamento de atividades ecopedagógicas,
Soluções para a tarefa
Resposta:
Para a tomada iniciativa com o grupo tal cujo, tem o foco lidar com pessoas com quadro de diabetes e estresse crônico. Sabendo a situação destas mesmas, deve-se tomar cuidados na abordagem das atividades, elaborando atividades que consiga a participação de todos, com um plano semanal de aula voltado para a demanda do grupo.
Visando melhor aproveitamento do grupo como um todo, todos deverão passar por uma avaliação clínica em geral (cardiologista, endocrinologista e um ortopedista) e física.
PLANO DE ATIVIDADES SEMANAIS:
Dias da semana: Da segunda feita até o sábado.
Horários: 5:30 da manhã, 16:30 da tarde, 20:00 da noite.
Duração: 40-60 minutos.
Tema: Yoga, caminhada/corrida, leitura.
Local: Parque, Biblioteca dentro do parque.
Objetivo: Melhorar a qualidade de vida do grupo, tratando de problemas de saúde mental e física.
Serão três encontros por dia, em 3 horários para que tenha flexibilidade e um leque de atividades, com as mais diversas propostas. Com duração total desse plano de 8 semanas.
As 5:30 da manhã serão realizadas caminhadas matinais, para aqueles que possuem um habito mais matutino, podendo explorar o parque como um todo, variando entre bosques, e a pista de caminhada. As caminhadas/corridas tem com objetivo melhorar a resposta do índice glicêmico, diminuição do estresse. Podendo ter uma intensidade de leve/moderada.
A segunda atividade será as 16:30, utilizando do espaço vasto, o gramado do parque, aulas de Yoga. Tem como objetivo melhorar a resposta do índice glicêmico, diminuição do estresse. Podendo ter uma intensidade de leve/moderada.
E por fim ao anoitecer encontros na parte biblioteca, com o intuído de criar um grupo de leitura reflexiva e autocritica, para um melhor entendimento da sociedade e de si mesmo.
Os benéficos da caminha/corrida e yoga, são muito significativos na resposta principalmente física, podendo ser eficiente na melhora da sensibilidade à insulina, da tolerância à glicose e no controle glicêmico dessas pessoas, além de promover melhora na circulação sanguínea, diminuindo a incidência de neuropatias periféricas, além de ajudar no controle de peso e redução de estresse.
Já para os benefícios da leitura/discussões entre o grupo, o aumento da concentração, melhora da saúde mental para viver com autonomia, com plena consciência de si próprio e dos outros, para poder tomar decisões face à complexidade do mundo atual, para exercer uma cidadania ativa. Também é determinante no desenvolvimento cognitivo, na formação do juízo crítico, no acesso à informação, na expressão, no enriquecimento cultural.
Explicação: