Questão Nº 4: Você irá fazer uma relação. Que relação existe entre desmatamento e a expansão agropecuária? Que relação há entre o desmatamento e atividades mineradoras?
a) Expansão Agropecuária
b) Atividades Mineradoras
c) Maior demanda de recursos naturais
d) Crescimento da urbanização
e) Aumento das queimadas
Questão Nº 5: Você terá de explicar as consequências do desmatamento. De que forma ele vem afetando o planeta. Ali são quatro ou cinco consequências. Perda da biodiversidade, desertificação, erosão do solo... Você precisa explicá-las, porque o desmatamento causa essas consequências. Como a professora explicou na aula, que onde existem florestas o solo é rico em húmus e a floresta mantém a umidade. Depois que você desmata, derruba as florestas, o solo fica pobre, seco, fica semelhante ao solo da caatinga, tudo isso está relacionado ao desmatamento, são consequências. Então explique cada uma dessas consequências sem deixar de ressaltar que o desmatamento é um dos principais motivos.
a) Perda em biodiversidade
b) Erosão do solo
c) Efeitos climáticos
d) Extinção dos rios
e) Desertificação
Soluções para a tarefa
Olá,
4. a) Agropecuária é toda atividade de agricultura e de pecuária. Embora tenha grande importância econômica, acaba por desencadear vários problemas ambientais. O desmatamento é prática comum na agropecuária, com a retirada da cobertura vegetal natural, acarreta perda da biodiversidade, extinção de espécies animais e vegetais, processos de desertificação, redução de nutrientes do solo, erosão, entre outros, e contribuindo para o aquecimento global.
b) De grande importância para a economia, os minérios metálicos ou não metálicos são amplamente usados na construção civil e bens industriais. Entretanto seu efeito na natureza é devastador. principalmente pelos resíduos decorrentes da atividade, bem como na alteração na paisagem. Além disso, a atividade requer enormes quantidades de água, desviando ou mesmo poluindo lençóis freáticos e consequentemente as pessoas. Ocorre desmatamento tanto nas áreas de garimpos, como também em áreas para instalação de pólos minero-siderúrgicos.
c) O extrativismo, o uso de recursos naturais, água, solo, vegetais, florestas, minérios, e tudo que a natureza dispõe, está diretamente atrelada ao consumismo. São diferenciados por renováveis e não renováveis, porém as indústrias buscam na natureza as matérias primas necessárias para satisfazem necessidades humanas, de maneira descuidada e exagerada. Indústrias de móveis, geladeiras, papel, e muitas outras, contribuem para processos de total aniquilamento da biodiversidade de áreas imensas, sendo o desmatamento, apenas um dos graves problemas das diversas atividades que envolvem o uso dos recursos naturais.
d) Urbanização e desmatamento andam juntos. Enormes áreas verdes são destruídas para construção de moradias, empreendimentos, indústrias ou qualquer outra atividade humana. Países em desenvolvimento, criam novas áreas urbanas para atender a população crescente das cidades, e para isso todo um biossistema, fauna e flora, é destruído.
e) Queimada é uma técnica agrícola, um processo de queima de biomassa, madeira, palha e vegetação viva, para rápida limpeza do solo. Além de prejudicar o solo, retirando seus nutrientes, exige o uso de grandes quantidades de fertilizantes e agrotóxicos, poluindo o solo e água dos rios, também coloca em risco áreas próximas sendo um dos principais fatores para o aumento do efeito estufa.
5. Desmatamento, desflorestação ou desflorestamento, é o desaparecimento completo e permanente de florestas, causado principalmente pela atividade humana. São consequências do desmatamento:
a) a perda da biodiversidade é consequência direta do desmatamento. Espécimes vegetais e animais são extintas pela perda do habitat natural;
b) a erosão exagerada do solo, isto é, o deslocamento de terra ou rochas, causada pela atividade humana, muitas vezes de forma definitiva;
c) os efeitos climáticos do desmatamento estão relacionados principalmente ao aumento do efeito estufa, com perda de reflexividade da luz solar, contribuindo com o aquecimento global;
d) a extinção de rios, seja por assoreamento, poluição por produtos químicos ou mesmo pela construção de barragens e hidroelétricas;
e) o processo de desertificação, quando a vegetação acaba ou é reduzida drasticamente, tornando o solo infértil e transformando áreas verdes em imensos campos áridos.