Questão n° 53Ao analisar os acontecimentos e consequências de 1848, na França, Karl Marxdenominou de “18 brumário de Luís Bonaparte” o golpe de Estado realizadopor esse último. A denominação é historicamente possível, poisa)estendeu a ação de seu Império da França até o norte da África, incluindo regiões na Itália e Alemanha, territórios anteriormente também conquistados por seu tio.b)organizou um Império de caráter despótico absolutista, impôs a censura aos meios de comunicação e proclamou-se cônsul vitalício, atitudes já realizadas por Napoleào.c)assim como Napoleào, Luís Bonaparte legitimou seu golpe por meio de um plebiscito, extinguindo a República até então vigente para proclamar-se imperador.d)Luís Napoleào, assim como Napoleào, a princípio realizou reformas absolutistas para depois, já no Império, introduzir princípios iluministas de administração pública.e)assim como seu tio, Luís Bonaparte se auto coroou imperador, reduziu a interferência do alto clero no governo e limitou o direito ao voto a critérios censitários.
Soluções para a tarefa
Napoleão III foi eleito presidente em 1848, tendo que abandonar o poder (sem possibilidade de reeleição) em 1852. Não desejando fazê-lo, organizou um plebiscito (assim como Napoleão) e foi eleito como cônsul dotado de plenos poderes por dez anos, suspendendo a constituição.
Feito isto, em 1852 fundou o Segundo Império Francês, com o apoio da população (obteve 95% dos votos), dos militares, que desejavam ver a expansão imperial e da alta burguesia, que temia, desde 1848, os levantes populares, declarando-se Imperador.
Por conta disto Marx, ironicamente, apelidou o evento de "18 de Brumário de Luís Bonaparte" pois, novamente, a república caía na mesma armadilha que havia caído com Napoleão: não sendo capaz de fundar a ordem social, entregava-se ao autoritarismo.
É correta a alternativa C.
Resposta:
Letra C
Assim como Napoleão, Luís Bonaparte legitimou seu golpe por meio de um plebiscito, extinguindo a República até então vigente para proclamar-se imperador.
Explicação: