História, perguntado por lairabezerra8361, 1 ano atrás

Questão n° 49“O festival é a base de um processo sociocultural que se desenrola por anos nessa sociedade de maneira conflituosa e se materializa ou tem seuProva Tipo Apig. 36desfecho metaforicamente na presença de um público ávido por mudanças estruturais(...) O rock’n roll adquire um grau de legitimidade que acaba por catalisar os ideais da contracultura, por meio de uma mensagem musical engajada e contestatória”.Emihano RivelloA foto da performance de Jimi Hendrick, diante do público jovem presente no Festival de Woodstock. em agosto de 1969, se tornou em ícone, para retratar a cultura da época. Sobre o contexto histórico e político dos Estados Unidos que deflagrou esse movimento de contracultura é pertinente afirmar quea)Por meio do som e das letras do rock, dos trajes coloridos e andróginos dos hippies, os jovens contestavam os valores tradicionais da sociedade e política norte americana, passando a adotar uma postura favorável às ideias socialistas.b)O foco desse festival era celebrar e reafirmar a cultura hippie, celebrar a paz e o amor, por meio da música, e protestar contra a convocação de jovens para lutar na Guerra da Coreia.c)Nesse momento, a sociedade norte-americana se defrontava com a luta contra a segregação social e racial. Nos palcos de Woodstock os líderes do Movimento Black Power tiveram a chance de discursarem publieamente contra o racismo.d)Líderes do movimento feminista norte-americano subiram ao palco, durante a apresentação da cantora Janis Joplin, para protestar contra os valores tradicionais da sociedade e o preconceito, ainda existente, contra a mulher.e)O festival aconteceu no auge da ambiência da Guerra Fria, em plena Guerra do Vietnã, sendo esse conflito um dos principais alvos de contestação do movimento de contracultura, em que o rock”n roll, assumiu a forma de protesto.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por ferretti
13

a)Por meio do som e das letras do rock, dos trajes coloridos e andróginos dos hippies, os jovens contestavam os valores tradicionais da sociedade e política norte americana, passando a adotar uma postura favorável às ideias socialistas.

Falso. Haviam críticas também ao regime socialista, embora alguns dos jovens fosse favorável a esse modelo de governo. A ideia era, acima de tudo, pacifista e de extrema liberdade.


b)O foco desse festival era celebrar e reafirmar a cultura hippie, celebrar a paz e o amor, por meio da música, e protestar contra a convocação de jovens para lutar na Guerra da Coreia.

Falso. A Guerra da Coreia ocorreu entre 1950 e 1953, portanto, antes do movimento Hippie engrenar de vez.


c)Nesse momento, a sociedade norte-americana se defrontava com a luta contra a segregação social e racial. Nos palcos de Woodstock os líderes do Movimento Black Power tiveram a chance de discursarem publieamente contra o racismo.

Falso. Embora a luta estivesse ocorrendo, o espaço de Woodstock não foi utilizado diretamente para manifestações de líderes deste movimento.


d)Líderes do movimento feminista norte-americano subiram ao palco, durante a apresentação da cantora Janis Joplin, para protestar contra os valores tradicionais da sociedade e o preconceito, ainda existente, contra a mulher.

Falso. Não houve protestos deste tipo, pois o próprio evento era direcionado à criticas para a sociedade.


e)O festival aconteceu no auge da ambiência da Guerra Fria, em plena Guerra do Vietnã, sendo esse conflito um dos principais alvos de contestação do movimento de contracultura, em que o rock”n roll, assumiu a forma de protesto.

Correto. Durante a Guerra do Vietnã o movimento hippie fez uso do rock para questionar a violência, a convocação de jovens para o conflito, e outra série de problemáticas.

Perguntas interessantes