Questão n° 36A reação de halogenação de alcanos é uma reação radicalar, sendo utilizado aquecimento ou uma luz de frequência adequada para que a reação ocorra. Essa reação comumente produz uma mistura de compostos isoméricos, quando o alcano possui mais de uma possibilidade de substituição dos átomos de hidrogênio. O exemplo abaixo ilustra uma reação de monocloração de um alcano, em presença de luz, formando compostos isoméricos.P»u*» Tipo apág. 34H3C-CH2-CH3 + a2
Soluções para a tarefa
Olá, tudo bem?
A alternativa correta é letra: D - 6
Vou te explicar abaixo sobre a reação de halogenação e os monoclorados e anexo tem a imagem das estrutura dos 6 isômeros planos que montei para você =D
A reação de halogenação de alcanos consiste na substituição de átomos de hidrogênio por átomos de halogênio.
Diferentemente da grande maioria das reações químicas, a reação de halogenação é fotoquímica, logo, a reação ocorre quando a estrutura composta por metano e cloro é submetida a luz, fazendo com que ocorra a quebra da cadeia de alcanos em fragmentos menores.
A reação tem inicio com a luz sendo absorvida pelo Cloro (CL₂). A luz absorvida fornece energia suficiente para que as moléculas de cloro se separem em dois radicais cloreto.
Em seguida ocorre a fase de propagação em que para completar sua valência, o cloreto rouba um átomo de hidrogênio do metano. O metil com um átomo a menos se liga a outra molécula de cloreto formando o clorometano e um radical cloreto.
A última fase é a terminação, pois se essa reação não for interrompida é infindável, já que as moléculas permanecem ligando-se umas as outras até que todos os compostos primários sejam consumidos. Na terminação os radicais livres são removidos sem que se geres novas espécies reativas.
Espero ter ajudado. Bons estudos =D