Questão n° 05Assinale a alternativa correta.a)A forma pronominal o (linha 5) refere-se ao substantivo trabalho, presente no período imediatamente posterior ao do emprego do pronome citado.b)O verbo dizem (linha 06) denota que se está diante de um sujeito da ação indeterminado, sem uma referência precisa e relativo a comentários que eram familiares aos interlocutores da carta.c)É opcional o uso do acento indicador da crase em a mim mesmo (linha 09), de acordo com as regras atuais de ortografia e acentuação.d)O referente do pronome isto (linha 10) é mencionado anteriormente ao uso da forma pronominal indicada.e)A forma pronominal lhe (linha 22) refere-se anaforicamente ao substantivo dor; presente no início do parágrafo.
Soluções para a tarefa
Olá!
Na carta de Graciliano Ramos para Cândido Portinari, a forma pronominal "o" na linha 06 está relacionada ao destinatário da mensagem, ou seja, Portinari. Com a nova reforma ortográfica, termo "às vezes" continua com o uso da crase obrigatório quando for sinônimo de "de vez em quando", sentido este que é dado no texto.
O pronome "isto" na linha 13 está relacionado à oração que virá em seguida, no caso, o que Graciliano Ramos pergunta a si mesmo. Já a forma pronominal "lhe" da linha 29 se refere, novamente, ao destinatário.
Logo, a alternativa correta é a letra B.
Resposta:
1. A forma verbal é PRONOMINAL e portanto se apresenta na voz pseudorreflexiva.Marque a alternativa correta. *
c) APAIXONAR-SE por uma máquina
2. A forma verbal na VOZ REFLEXIVA está adequadamente destacada em : *
a) E jamais SE IRRITA com nada. Embora possa parecer um rapaz perfeito, Lucas tem um grande inconveniente: não é uma pessoa de carne e osso.
Explicação: