Questão: Leia o texto: A notícia de que um grande magazine de São Paulo vendia sutiãs com enchimento fabricados para meninas de seis anos, publicada ontem pelo jornal Folha de S. Paulo, me fez refletir sobre outros itens “infantis” totalmente inadequados. Parte deles, se não leva a uma precoce erotização, roubam das crianças qualquer possível identidade visual na infância. (...) (MATARAZZO, Claudia. Meninas de seis anos e o sutiã de enchimento. In: Veja São Paulo – Blog Fino trato, 7 abr. 2011. Disponível em: . Acesso em: 8 abr. 2011.) No trecho em destaque, há um problema de concordância verbal que causa estranhamento ao leitor. Uma solução para melhorar o texto seria: concordar os verbos “levar” e “roubar” com o sujeito “outros itens”, na terceira pessoa do plural. concordar os verbos “levar” e “roubar” com o sujeito “precoce erotização”, na terceira pessoa do singular. manter os dois verbos no plural, concordando com o sujeito “t
Soluções para a tarefa
Olá!
As alternativas para o exercício não foram fornecidas. Porém, sem problemas. É possível responder à questão dissertativamente.
Observe a oração abaixo:
"Parte deles, se não leva a uma precoce erotização, roubam das crianças qualquer possível identidade visual na infância."
O trecho em destaque é uma expressão partitiva, ou seja, trata da parte de um todo. Quando uma expressão partitiva especifica o todo (deles = itens infantis totalmente inadequados), permite-se duas possibilidades:
• O verbo no plural concorda com o todo ("deles", os itens);
• O verbo no singular concorda com a parte.
Quando há dois verbos se relacionando à expressão partitiva (como no caso, com "levar" e "roubar"), ambos devem seguir a mesma concordância.
Portanto, há duas maneiras de se corrigir a concordância na oração:
1. "Parte deles, se não leva a uma precoce erotização, rouba das crianças qualquer possível identidade visual na infância."
2. "Parte deles, se não levam a uma precoce erotização, roubam das crianças qualquer possível identidade visual na infância."
Espero ter ajudado, um abraço! :)
QUESTAO COM AS ALTERNATIVAS.. QUEM SOUBER RESPONDER
Questão: Leia o texto:
A notícia de que um grande magazine de São Paulo vendia sutiãs com enchimento fabricados para meninas de seis anos, publicada ontem pelo jornal Folha de S. Paulo, me fez refletir sobre outros itens “infantis” totalmente inadequados. Parte deles, se não leva a uma precoce erotização, roubam das crianças qualquer possível identidade visual na infância. (...)
(MATARAZZO, Claudia. Meninas de seis anos e o sutiã de enchimento. In: Veja São Paulo – Blog Fino trato, 7 abr. 2011. Disponível em: . Acesso em: 8 abr. 2011.)
No trecho em destaque, há um problema de concordância verbal que causa estranhamento ao leitor. Uma solução para melhorar o texto seria:
concordar os verbos “levar” e “roubar” com o sujeito “outros itens”, na terceira pessoa do plural.
concordar os verbos “levar” e “roubar” com o sujeito “precoce erotização”, na terceira pessoa do singular.
manter os dois verbos no plural, concordando com o sujeito “totalmente inadequados”.
manter os dois verbos no singular, concordando com “parte”, ou no plural, concordando com “deles”.