QUESTÃO ( Em espécies de ratos agutis , a pelagem marrom é condicionada pelo gene "A" já as espécies albinas "a" , a cauda longa condicionado pelo L e seu recessivo de cauda curta ; qual a probabilidade para a prole gerada entre ratos ? )
Galera me ajude aqui fazendo favor eu tô com a cabeça quente sobre isso já.
Meu professor de Biologia passou isso aqui e me deu o resultado , mas eu nao entendi foi nada como calcula e tal .
me ajude entender essa lição por favor .
É da segunda lei de mendel .
Quero saber como faço para fazer o resultado final .
tipo , quais são os números dos negócio para eu depois dividir por 16 e multiplicar por 100
Soluções para a tarefa
A partir da análise da questão, chegamos na conclusão que se trata da Segunda Lei de Mendel e a sua proporção encontrada em um cruzamento entre dois dí-híbridos.
- Como assim ?
É bastante simples, Mendel descobriu que em um cruzamento entre dois dí-híbridos (AaBb), vai gerar uma prole que segue a seguinte proporção fenotípica :
- 9
- 3
- 3
- 1
- E o que significa isso ?
Significa que de cada 16 descendentes, 9 vão possuir as duas características dominantes, 3 vão possuir uma característica dominante e outra recessiva, outros 3 vão possuir outra característica dominante e outra recessiva, e 1 descendente vai possuir as duas características.
Para demonstrar, vamos utilizar o que a questão nos forneceu, ela nos disse que em espécie de ratos agutis, a pelagem marrom é condicionada pelo alelo dominante ''A'', enquanto que a espécie albina vai ser dada pelo alelo recessivo ''a'', a cauda longa vai ser dada pelo alelo dominante ''L'' e a cauda curta pelo alelo recessivo ''l''. E nos dá o cruzamento entre dois dí-híbridos (AaLl).
Vamos, em primeiro lugar, anotar os genótipos e possíveis fenótipos dos ratos dessa espécie.
Agora que anotamos os genótipos e fenótipos possíveis, vamos fazer o cruzamento entre esses ratos.
- Fazendo o cruzamento :
Para você identificar melhor a proporção fenotípica, eu destaquei os fenótipos e genótipos da seguinte maneira :
Os genótipos que estão em são aqueles em que as duas características dominantes estão presentes, e se contarmos todos eles, percebemos que eles totalizam 9 de 16, ou seja, 9/16 = 56,25%
Os genótipos que estão em são aqueles em que existe uma característica dominante e outra recessiva no fenótipo da prole. E se contarmos cada um deles, percebemos que 3 condicionam uma característica dominante e outra recessiva, e 3 condicionam outra característica dominante e outra recessiva, totalizando 6 genótipos de 16, ou seja 6/16 = 37,5%
E por fim, o genótipo em que o indivíduo possui as duas características recessivas (aall) não está destacado com nenhuma fonte, e por esse motivo fica fácil de perceber onde se encontra esse genótipo no quadro de punnett montado. E perceba que é apenas 1 genótipo de 16, ou seja, 1/16 = 6,25%.
Para mais exercícios semelhantes, acesse :
https://brainly.com.br/tarefa/53425293
Bons estudos e espero ter ajudado :D