Questão de Biofisica
1- Explique as 4 fases do potencial de ação
2- Conceito de potencial ou equação de Nerts
2- O que é um potencial de ação
3- Classificação fisiológica das fibras nervosas
4- O que é um potencial de membrana, tipos de periodos refratários
5- Conceito de direção saltatoria
6- Explicar o que acontece na membrana celular do potencial A em repouso
7- Cite e explique os 2 tipos de potenciais de ação:
8- Conceito de bomba de sódio e potássio.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- O limite ocorre na fase zero; Despolarização (ocorre entre a fase zero e a fase um): diz-se que uma célula em repouso é polarizada e em repouso o lado interno tem carga negativa e o lado externo é carregado positivamente, durante a despolarização isso muda e o lado externo será negativo quando em comparação com o lado interno que tem uma carga positiva; Repolarização (entre as fases um e três): nesta etapa, precisamos que o potencial seja negativo novamente e positivo fora da célula para que a repolarização ocorra. Hiperpolarização: o potencial registrado em uma célula hiperpolarizada está abaixo do que encontramos antes do estímulo.
2- É o valor do potencial que torna a energia livre zero e determina o valor do potencial de membrana para o qual o fluxo líquido de íons da espécie n através da membrana é zero. A equação de Nernst calcula o potencial intracelular de cada íon, que é a relação quantitativa que permite calcular a força eletromotriz de uma célula, para diferentes concentrações de íons de uma unidade.
2- O potencial de ação é uma inversão do potencial de membrana que atravessa a membrana de uma célula. Os potenciais de ação são essenciais para a vida animal, pois transportam rapidamente informações entre os tecidos e dentro deles.
3- CLASSIFICAÇÃO FISIOLÓGICA DAS FIBRAS NERVOSAS Podem ser classificadas em A, B e C. • Tipo A: Alfa, Beta, Gemma e Delta; • Tipo B: com bainha de mielina; • Tipo C: sem bainha de mielina.
4- É uma despolarização que abre os canais de sódio dependentes da tensão elétrica, mas em quantidade insuficiente para gerar um potencial de ação. fazendo com que os canais de sódio entrem em um período refratário, aumentando assim o potencial de repouso da membrana celular. Os períodos refratários são divididos em dois: período refratário absoluto ou efetivo e período refratário relativo.
5- O axônio do neurônio é recoberto por mielina, embora falte em locais específicos, o que leva ao impulso de pular e evitar esses espaços para garantir uma maior velocidade de propagação.
6- A membrana celular possui inúmeras estruturas protéicas que funcionam como “portais” para a passagem dos íons sódio e potássio. Quando um estímulo apropriado atinge o neurônio, as passagens de sódio se abrem imediatamente para a área da membrana que foi estimulada: o íon sódio, por sua maior concentração e sem meio celular externo, penetra rapidamente através de aberturas na membrana.
7- • Potencial elétrico: É gerado pela diferença na concentração de íons dentro e fora da célula. Como o citoplasma contém proporcionalmente menos íons positivos do que o fluido externo, a superfície interna da membrana é negativa em relação à externa.
• Potencial de repouso: o potencial de repouso é diferente do potencial elétrico das faces interna e externa de uma membrana neuronal que não está transmitindo impulsos nervosos.
8- A bomba de sódio e potássio é um tipo de transporte ativo que ocorre em todas as células do corpo. Esse processo ocorre devido a diferenças na concentração de íons sódio (Na +) e potássio (K +) dentro e fora da célula. Para manter a diferença na concentração dos dois íons no ambiente interno e externo da célula, a energia deve ser utilizada na forma de ATP.