Questão
Craidy e Kaercher (2001, p. 79), ponderam que a “prática de recontar histórias, além de incentivar o gosto pela oralidade, constituiu uma importante estratégia de avaliação do desenvolvimento linguístico da criança, observando-se como esta se expressa oralmente no mundo". Podemos afirmar que o trabalho com a oralidade destaca-se que “falar e pensar, não se aprende sozinho, mas na interação com outros".
A partir do trabalho com a oralidade, escreva um texto reflexivo com as seguintes temáticas: qual a finalidade de se ensinar a oralidade a partir dos saberes populares na educação infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental? O gênero oral lendas contribui para que o aluno se torne um falante mais ativo e competente? Justifique sua resposta e cite alguns exemplos de saberes populares que possibilitam o trabalho com a oralidade.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A finalidade de ensinar a oralidade: Faz com que as crianças, alunos na educação infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental pronuncie melhor as palavras e se comunique melhor de forma geral. O reconto de histórias as crianças podem ouvir e recontar histórias, produzindo-as enriquecendo sua linguagem, estimulando sua imaginação. A estratégia de reconto de histórias um dos “saberes popular” além de estimular o gosto pela oralidade também poderá ser de grande valia para a avaliação do desenvolvimento linguístico da criança (Augusto, 2011: 21).
Outro saber Popular é a Leitura de imagens: Reconhecer elementos das ilustrações de histórias, apontando-os, a pedido do adulto-leitor. Aprendem a se comunicar, a fazer uso da linguagem conforme têm a oportunidade de participar de situações em que a linguagem está presente e a interação ajuda a dar significado para suas vivências, por meio de situações de dar e receber.
Com isso podemos afirmar que, conversar, narrar, brincar e comunicar-se podem se constituir como eixos fundamentais da organização do trabalho com a linguagem oral na escola, pois, em todos os casos, não faltam oportunidades para aprender. E tudo vale a pena para tornar o cotidiano das crianças mais falantes atrelados na oralidade.
Para esses autores, outra sugestão para trabalhar a oralidade com as crianças é a dramatização que segundo Craidy e Kaercher (2001), “é representar, ao vivo, narrações ou ações. Personagens, enredo, tema, ação e diálogos são elementos considerados básicos na dramatização. Porque nas sociedades hodiernas, é contar-se histórias para ensinarem valores, costumes, modos de vida.
Chegado a este ponto, podemos dizer que, a estratégia de reconto de histórias assim como o gênero oral lendas: Contribuem para que o aluno se torne um falante mais ativo e competente, estimulando o gosto pela oralidade também poderá ser de grande valia para a avaliação do desenvolvimento linguístico da criança, para além do desenvolvimento da leitura, da dramatização e produção das narrativas.
A finalidade do trabalho com a oralidade por meio dos saberes populares na educação infantil e no Ensino Fundamental decorre do trabalho com as interações comunicativas que geram fluência e capacidade de expor ideias.
Oralidade é um conceito que trata do uso da língua enquanto meio de produção com níveis de formalidade.
O trabalho com a oralidade também é educativo visto que apresenta ações educativas que retornam a eficácia pela proporção de situações pelas dinâmicas de exploração e desenvolvimentos dos saberes de comunicação.
Saiba mais sobre a oralidade em https://brainly.com.br/tarefa/14662622
Espero ter ajudado.