QUESTÃO: Como era a organização social, a economia e a cultura da Mesopotâmia?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1-A maior parte das civilizações da Mesopotâmia eram organizadas de modo hierárquico, sem possibilidade de ascensão social.
No topo da pirâmide social ficavam as famílias nobres (de onde vinham os reis), os sacerdotes e os comandantes militares, que, em conjunto, estruturavam o poder daquela sociedade (que misturava autoridade militar, religiosa e política).
No meio da sociedade ficavam os camponeses, os comerciantes e artesãos, que eram livres e eram responsáveis pela circulação de riquezas, enquanto que na base ficavam os escravos, responsáveis pelo trabalho braçal nas construções dos monumentos, por exemplo
2-A economia dos povos mesopotâmicos, tendo grande semelhança com o Egito, era sustentada pela produção agrícola obtida às margens dos rios Tigre e Eufrates. ... O governo organizava a implantação de um sistema de servidão coletiva responsável pela administração das atividades agrícolas.
3-Cultura. A religião mesopotâmica era politeísta e antropomórfica. Cada cidade tinha seu deus, cultuando como todo poderoso e imortal. Os principais deuses eram: Anu, deus do céu; Shamash, deus do Sol e da justiça; Ishtar, deusa do amor; e Marduk, criador do céu, da Terra, dos rios e dos homens.
Explicação:Espero ter ajudado.