QUESTÃO
Como argumenta Adriana Amorim (2019), a língua exerce papel fundamental em nossas vidas e especialmente porque permite a comunicação de “nossas ideias, nossos sentimentos e nossas emoções”. A autora destaca que a linguagem verbal, apesar de regida pela chamada norma culta, é dinâmica, sofrendo variações e transformando-se de acordo com as formas de apropriação, o conhecimento prévio e a experiência acumulada pelos seus usuários.
Considerando a ideia acima e com base no conteúdo do E-Book, defina o que é e quais são os dois tipos de intertextualidade, destacando suas características diferenciadoras.
Soluções para a tarefa
Intertextualidade é o nome atribuído ao fenômeno em que relação que se estabelece entre dois textos, quando um texto que já fora criado atua exercendo importante influência sobre um que foi criado com base no anterior.
Assim, podemos apresentar a intertextualidade implícita e a explícita. A primeira não é facilmente identificada pelos leitores e não estabelece ligação direta com a fonte. A segunda já é facilmente identificada pelos leitores.
Resposta:
influência de um texto sobre outro que o toma como modelo ou ponto de partida, e que gera a atualização do texto citado.
Explicação:
Por intertextualidade entende-se a criação de um texto a partir de outro existente. A intertextualidade não pode apresentar funções diferentes, as quais dependem muito dos textos/contextos em que ela é inserida, ou seja, dependendo da situação. Em outras palavras, a intertextualidade é uma espécie de diálogo entre as construções visíveis no conteúdo, forma ou ambos. A intertextualidade é verificada em músicas, propagandas publicitárias, artes plásticas, dança, entre outras manifestações.
A intertextualidade pode ser classificada conforme sua relação com o texto fonte, isto é, se aparece de forma direta (explícita) ou indireta (implícita).
Implícita: não é facilmente identificada pelos leitores, exigindo recorrer a conhecimentos prévios para compreender o conteúdo. Por isso, não estabelece relação direta com o texto fonte nem elementos que o identifiquem.
Explícita: os leitores identificam a intertextualidade de forma rápida por elementos e relação direta estabelecida com o texto fonte. Não exige que haja dedução ou algum conhecimento prévio para compreensão.