Questão
Comer carne estimula o desmatamento? Indiretamente, sim. “Para criar pastos, muitos pecuaristas recorrem ao desmatamento de florestas e de outros biomas, como o cerrado”, afirma Marisa Dantas Bitencourt, professora de Biociências da USP. Segundo a organização não-governamental Viva!, que atua em defesa dos animais, 70% das áreas desmatadas da Amazônia são usadas para a criação de pastos. E há ainda outro fator: “Boa parte da soja plantada em áreas de florestas, como a Amazônia, é utilizada para a produção de farelo, matéria-prima da ração do gado criado confinado em curral”, diz Marisa. Para contornar o problema, seria preciso um rígido controle sobre a origem da carne bovina e da ração do gado. O que há hoje, segundo o Ministério da Agricultura, é um acordo em que agricultores se comprometem a não expandir a área destinada ao plantio da soja e um debate entre pecuaristas e frigoríficos sobre um possível acordo em que a Embrapa monitoraria pastos via satélite. Assim, seria possível saber se há expansão de pastagens para áreas de florestas. (Revista Vida Simples)
Questão 4: (v.1,0) Em relação ao parágrafo acima, use V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. Depois, assinale a opção correta.
I. O parágrafo é padrão, pois apresenta uma ideia-núcleo, também apresenta ideias secundárias as quais esclarecem a primeira e, finalmente, a conclui.
II. O tópico frasal foi desenvolvido por meio de dados estatísticos e fala de especialista, que são argumentos com grande poder de convencimento.
III. Uma das diferenças entre um texto coerente e um amontoado de frases soltas é o caráter reiterativo ou voltas a segmentos que já apareceram. No entanto as repetições que ocorrem nesse texto tornam-no confuso e pouco coerente.
IV. O vocábulo “para”, grifado na sexta linha, é um elemento coesivo sequencial, e estabelece o mesmo sentido no trecho “Para contornar o problema, seria preciso...”, no período seguinte.
V. No texto são apresentadas duas razões para a relação entre o consumo de carne e o desmatamento: a criação de pastos e a plantação de soja para a fabricação da ração de gado.
VI. No excerto “Assim, seria possível saber se há expansão de pastagens para áreas de florestas”, o articulador em negrito é um elemento anafórico e retoma todas as afirmações/informações do texto.
a) F, V, F, V, V, F
b) V, V, F, V, V, V
c) V, F, V, V, F, V
d) V, V, V, F, F, V
e) V, V, F, V, V, F
Questão 5: O riso é tão universal como a seriedade; ele abarca a totalidade do universo, toda a sociedade, a história, a concepção de mundo. É uma verdade que se diz sobre o mundo, que se estende a todas as coisas e à qual nada escapa. É, de alguma maneira, o aspecto festivo do mundo inteiro, em todos os seus níveis, uma espécie de segunda revelação do mundo. Mikhail Bakhtin. A cultura popular na Idade Média e o Renascimento: o contexto de François Rabelais. São Paulo: Hucitec, 1987, p. 73 (com adaptações).
Questão 5: (v.0,5) Sobre o texto acima é correta afirmar que:
I. No excerto “ele abarca a totalidade do universo”, o pronome “ele” é um elemento anafórico que retoma o termo “O riso”.
II. A forma “à qual” pode ser substituída pelo pronome que sem alterar o sentido da afirmação.
III. No trecho “que se estende a todas as coisas” é empregado em referência a “o mundo”.
IV. O texto de Bakhtin considera o riso algo universal – por abranger situações e pessoas – e o aspecto festivo de todo o mundo.
V. Apesar do mesmo grau de universalidade atribuído pelo autor do texto ao “riso” e à “seriedade”, se o trecho “O riso é tão universal como a seriedade” fosse reescrito como A seriedade é tão universal como o riso, a clareza textual seria prejudicada. Marque a opção correta:Leitura Avançada
a) As proposições I e III estão corretas;
b) As proposições I, II e IV estão corretas;
c) As proposições I, II e V estão corretas;
d) As proposições I, IV e V estão corretas;
e) Todas as proposições estão corretas;
f) Todas as proposições estão erradas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta:
AS DUAS LETRA B
Explicação:
Perguntas interessantes
Matemática,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
História,
6 meses atrás
Ed. Física,
9 meses atrás
Física,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás