QUESTÃO B
Em uma escola pública de São Paulo, há um espaço destinado pela coordenação pedagógica, para debates e trocas sobre técnicas inovadoras de ensino e sobre temas pertinentes à formação destes professores. Um dos professores, mais “velho de casa”, descontente com aquele momento que ele chama de “desperdício de tempo”, reproduz falas como: “Antigamente que era bom. Não tínhamos que ficar fazendo hora na escola. Dávamos a aula e pronto. Agora, até para dar aula para crianças, é preciso fazer faculdade e, depois, ainda temos que ficar estudando, estudando...”
Outros professores começaram a discordar e o encontro virou um debate. Para mediar aquela balbúrdia, a gestão pedagógica precisou intervir.
O que você, enquanto coordenador(a) pedagógico(a), argumentaria para esclarecer a situação? Contraporia a fala inicial do professor? Ou a reforçaria?
Soluções para a tarefa
Contraporia.
A fala do professor representa uma fala alinhada com a tendência tradicional do ensino, baseada na visão objetiva referente apenas a sistematização do ensino de forma mecanizada.
Como coordenador pedagógico, esclareceria ao professor a importância destas discussões para a qualificação do ensino, assim como a sua recorrente atualização, que poderia ser potencializada com uma postura mais atualizada do educador.
Eu, como coordenadora pedagógica, contraporia a fala inicial do professor e argumentaria mostrando dados e informações de que a sociedade mudou. Que educar não é mais apenas transmitir informações.
Cada aluno vive uma realidade diferente, e isso interfere no seu aprendizado e dia a dia na escola. Não se pode passar um conteúdo X e esperar que todos assimilem da mesma forma. Primeiro porque cada um tem um ritmo de aprendizado diferente. Segundo, e talvez até mais importante, o aluno é um ser da sociedade. Ou seja, tudo que acontece em sua vida fora da escola impacta no seu rendimento. Se a situação em casa é de violência e descaso, seu rendimento em sala de aula será mais baixo que dos outros alunos.
Portanto, é fundamental que os professores continuem estudando, mas com o foco em pessoas e a formação do indivíduo, para que possam, de fato, ser agentes de mudança na sociedade.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/3541141