Questão B Em uma escola municipal do interior de Santa Catarina, a professora ANA trabalha com uma turma do quarto ano do Ensino Fundamental, a mesma é formada a 18 anos e com o mesmo tempo de experiência de sala de aula, insiste em trabalhar de maneira tradicional mantendo uma postura mais rígida em sala de aula, qual não abre muito espaço para os alunos para participarem de suas aulas, a mesma utiliza-se de poucas inovações para trabalhar os conteúdos e ainda utiliza a avaliação de maneira punitiva. Pois segundo ela, ela aprendeu desta forma e deu certo, e isso que importa! Em sua opinião, como a Pedagoga responsável desta escola poderia incentivar a professora ANA a repensar e mudar sobre sua maneira de trabalhar em sala de aula, bem como a maneira de avaliar seus alunos, sem ofender e manter o respeito? Qual modalidade de avaliação é mais indicada? Escreva uma reflexão que aborde essas questões elencadas acima.
Soluções para a tarefa
A avaliação coltada para pedagogia tecnicista.
Tendências Pedagógicas:
As tendências pedagógicas progressistas começa na crítica das realidades sociais.
A pedagogia progressista postula a compreensão a educação por meio de condicionantes sociais. Nisso, a pedagogia progressista pode ser dividida em: a libertadora, a libertária e a crítico-social dos conteúdos.
Tradicional
Nessa concepção o aluno é para atingir suas meta e resultados por meio de seu próprio esforço.
As diferenças de classes sociais são desconsideradas e a prática escolar não tem ligação com o cotidiano do aluno.
Renovada
Nessa categoria pode - se ver a ênfase nas culturas afim de alunos por meio dessa ação possam adquirir virtudes individuais.
Nisso, a escola prepara o aluno para assumir seu papel na sociedade, adaptando as necessidades ao meio social.
Tendências Pedagógicas
Pode - se destacar a tendência da pedagogia liberal onde a escola tem o papel de formar os alunos para desempenhar funções na sociedade de acordo com suas virtudes individuais.
Tecnicista
Na pedagogia tecnicista pode - se ver o aperfeiçoamento da ordem social com o objetivo de produzir alunos com potencial para atuar no mercado de trabalho, sem se preocupar com as mudanças sociais.