Questão B Economias com taxa de câmbio flutuante Já há algum tempo o Brasil adotou o regime de taxa flutuante de câmbio, ou seja, a cotação do Dólar e de outras moedas é determinada pelo mercado. Em regimes de câmbio assim, uma demanda forte por dólares, que ocorre em geral, durante uma fuga de capitais do país, ou, por outro lado, um resultado pior no Balanço de Pagamentos pode fazer com que as moedas estrangeiras se valorizem. Nesse ambiente, de alta do Dólar, os insumos que a indústria nacional importa de países estrangeiros possuem seu preço elevado (já que essas empresas os adquirem em moeda estrangeira) e são obrigadas a repassar esse aumento em seus custos a seus clientes. Com isso, há um movimento geral na economia de repasse de preços, que dura vários meses e, como uma bola de neve, tudo aumenta. No fim, o que ocorre é inflação, pois praticamente todos os setores reajustam seus preços, em maior ou menor medida. Por outro lado, quando há grande entrada de capital no país, a demanda por Real se eleva e mais dólares são vendidos para se adquirir a moeda nacional. Nesse outro contexto, há um alívio sobre os preços dos importados, o que ajuda a conter a inflação. Esse movimento foi visto ao longo de quase uma década no Brasil, de 2003 a 2013.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Não sei se serve mais esta ai
A valorizacão cambial faz com que a moeda nacional se torne mais forte, facilitando
as importacoes e aumentando a competitividade nos precos. Essa situacao possibilita estabilizar os precos internos. E a “ancora cambial”.
A desvalorizacao cambial deixa a moeda nacional mais fraca, dificultando importacoes e aumentando os precos dos produtos essenciais como petroleo, trigo por exemplo, e aumento dos custos de producão. O aumento nos precos relativos tende a estimular o aumento da inflacão.
Perguntas interessantes