QUESTÃO B
É importante enfatizar que todo esse movimento de redemocratização do país a partir do pós-ditadura culminam com leis e projetos de uma participação coletiva e democrática da educação. As mudanças no mundo hodierno e globalizado unido as exigências do mundo do trabalho que se baseiam quase em sua totalidade na produção e competição trazem a necessidade de alterações para favorecer a igualdade. Há nesse sentido uma grande preocupação com a qualidade de ensino-aprendizagem e por isso, as escolas estão no centro das atenções da sociedade e consequentemente representa um enorme valor de estratégias para desenvolvimento da população, para a sustentabilidade e a qualidade de vida. Na linha de pensamento da gestão democrática e participativa a administração centra-se em gerir pessoas para o desenvolvimento humano, e nesse sentido como as instituições são feitas por pessoas e não por coisas a gestão produz como consequência o crescimento das instituições sejam elas escolares ou empresariais ou ainda a mistura das duas. No caso da gestão escolar o papel principal é a emancipação humana que naturalmente se opõe a exploração capitalista do humano. No caso do Projeto Político Pedagógico, é um documento redigido por várias mãos, construído coletivamente e que pode ser executado por todos. Não é fácil, fazer com que o PPP funcione de forma colaborativa e que seja executado de forma participativa. Muitas ideias, muitas pessoas, com pensamentos iguais explanados de maneira diferente, às vezes causam estranhamento quando se está sendo construído ou posto em prática. Esse documento que rege a escola não pode ser construído só pelos gestores ou imposto de alguma forma ao coletivo, pois se assim o for não terá a colaboração dos demais e consequentemente não alcançara as metas estipuladas. O PPP de uma instituição escolar tem algumas questões primordiais. Dentre elas a concepção de homem, de sociedade e de que tipo de cidadão quer se formar ou de que tipo de educação se quer construir. Dentro da legislação maior, a Constituição Federal no que diz respeito aos princípios da educação há a previsão da construção do pluralismo de ideias, da concepção pedagógica e da autonomia entre outros.
Reflita sobre o caso:
Na escola Paulo Freire, a pedagoga da instituição convenceu a diretora da escola a lhe autorizar permanecer em casa por uma semana para que a mesma pudesse organizar o PPP da escola e trazer pronto para que todos pudessem estudar e aplicar o Projeto por ela desenvolvido. A diretora autorizou e desejou bom trabalho.
DIANTE DESTA SITUAÇÃO:
1) Descreva a situação-problema apresentada no enunciado e apresente uma proposta de solução para o problema identificado descrevendo por que esta seria a melhor proposta.
2) Faça um planejamento da operacionalização da proposta, organizando as ações, os meios que serão usados, as tarefas executadas e os resultados que se pretende atingir.
Soluções para a tarefa
1. A situação-problema apresentada no enunciado trata-se de da elaboração de um PPP, documento que traz a concepção de homem, de sociedade e de que tipo de cidadão quer se formar.
Por isso ele não deveria ser produzido por apenas um indivíduo, é necessária a participação da comunidade e dos professores em conjunto.
2. Como planejamento da operacionalização da proposta seria viável a realização de rodas de conversa com a comunidade, com um diálogo livre e aberto, onde boas ideias e a opinião da comunidade fossem ouvidas e anotadas.
Posteriormente os professores discutiriam entre si, inserindo essas ideias na elaboração do PPP, já colocando tudo sob um viés pedagógico e técnico. Então, com toda a espinha dorsal do PPP, ele poderia ser escrito, embasando-se no que comunidade e escola decidiram em conjunto.
Abraços!