Sociologia, perguntado por jaquelineziani, 11 meses atrás

. Questão associativa. Analise as afirmativas que seguem e coloque 1 para as verdadeiras e 2 para as falsas.
1 VERDADEIRO 2 FALSO
( )Cristãos e judeus possuem muitos elementos comuns em sua fé, motivo pelo qual sempre permaneceram unidos em aliança política e doutrinária ao longo dos dois últimos milênios.
( ) As festas e comemorações da religião judaica têm um forte componente histórico, no sentido de que marcam eventos acontecidos ao longo de sua existência, como a Páscoa e a Chanuká.
( )A principal e definitiva marca de cizânia entre a religião judaica e o cristianismo está na não aceitação de Jesus como o Messias prometido e profetizado no Antigo Testamento, aceito pelos cristãos e ainda aguardado por correntes do judaísmo.
( )Na concepção da fé islâmica, o fiel precisa se submeter a Alá em todas as áreas da vida humana, tanto pessoal quanto social, o que de certa forma nos faz entender a existência dos regimes teocráticos de alguns países de maioria islâmica.
( )Jihad é a principal festa da religião islâmica, que marca a data da destruição dos povos pagãos do Oriente pelo profeta Maomé. Esse ato autoriza, ainda hoje, os atentados terroristas contra os infiéis, sendo o principal projeto político do Islã.
9 )Dentre as principais crenças do Islã está a crença num único Deus, Alá, Criador dos céus e da terra, sendo considerado um deus perfeito em bondade e poder.
( )Os sunitas e xiitas são as duas principais facções ou correntes do Islamismo. Elas representam os dois braços que compõem o Islamismo como religião, ou seja, os sunitas representam o lado da tradição judaica e os xiitas da tradição cristã.

Soluções para a tarefa

Respondido por elamambretti
14

( 2 ) O judaísmo é considerado como berço do cristianismo, conceito que é geralmente desconhecido. Há muitos preconceitos a respeito. Embora o Judaísmo e Igreja têm uma herança espiritual comum, sempre ocorreu mútua exclusão doutrinária, sendo fonte de atrito e ressentimento.  

( 1 ) As festas e comemorações, compreendem celebrações religiosas pré-definidas e de acordo com as tradições e determinam a vida religiosa oficial do judaísmo.

( 2 ) A figura de Jesus sempre foi um empecilho no relacionamento entre cristãos e judeus, uma justificativa para exclusão mútua e uma fonte de atrito e ressentimento. O messias prometido ainda é aguardado pelo povo judeu.

( 1 ) Os conceitos de religião e seu significado na crença islâmica alcançam a sociedade, tornando-se exemplo de gerência estatal e política. O islamismo, tem função política e religiosa. Entende O Criador, Allah, como não criador da religião ou divisão dos homens, por intermédio de preceitos religiosos. São mensagens enviadas para orientação dos seres humanos.

( 2 )  Jihad significa "empenho", "esforço" ou "luta" e é uma obrigação religiosa. É a obrigação da guerra santa, que se distingue entre guerra ofensiva e defensiva.  Na ofensiva, a jihad é uma obrigação da comunidade muçulmana como um todo, e pode ser cumprida,  portanto, por combatentes voluntários e profissionais. Em uma guerra defensiva, torna-se uma obrigação  de todos os indivíduos fisicamente aptos. É esse princípio que Osama bin Laden invocou em sua  declaração de guerra contra os Estados Unidos.

( 1 ) O Islamismo é uma religião monoteísta, onde existe um único Deus, Alá, e Maomé foi seu último profeta, enviado para disseminar entre os homens os ensinamentos sagrados.

( 2 ) Os xiitas são um grupo que se caracteriza por ser tradicionalista, conservando as antigas interpretações do Alcorão e da Lei Islâmica, a Sharia.

Os sunitas, divergem da concepção sucessória dos xiitas e, também, por sempre atualizarem suas interpretações do livro sagrado do Alcorão e da Lei Islâmica, levando em consideração as transformações pelas quais o mundo passou e valendo-se de outra fonte além das citadas, a Suna.

Bons estudos!

Perguntas interessantes