QUESTÃO - Apesar da classificação das fases do Barroco, é importante observar que grande parte das igrejas mineiras demorou muito tempo para ser concluída e, dessa forma, podermos perceber a mistura de vários períodos do barroco mineiro em uma só igreja. Longe de isto ser um problema estético, é uma característica da nossa formação histórica. Mas isso também ocorreu porque, no Brasil, o rococó é uma das fases do Barroco que se desenvolveu paralelamente ao barroco. Por que, então, a evolução dos estilos no Brasil não acompanhou o que ocorria na Europa na mesma época?
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
O barroco (e a arte brasileira) como um todo não "acompanhavam" a "evolução" ocorrida na Europa pois a arte é um fenômeno social que, como tal, está profundamente relacionada com a sociedade na qual está inserida.
Na Europa os modelos artísticos da Contrarreforma (o barroco e o rococó são duas destas escolas) seguiam as ideias e práticas dos artistas europeus, de modo que se destacaram pela produção de artes plásticas (como as pinturas de Goya e Caravaggio), enquanto que no Brasil tomavam por base a arquitetura e a escultura (como as obras de Aleijadinho), sem que um modelo fosse pior que o outro.
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Inglês,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás