Questão:
Ao experimentar um método permanente de crítica e autocrítica das práticas escolares (currículo real e oculto), poderemos viver os conflitos e as diferenças como forma de desenvolvimento individual e social. Para Silva (1995, p. 21), currículo oculto são "todos os efeitos de aprendizagem não intencionais que se dão como resultado de certos elementos presentes no ambiente escolar. A relevância desse conceito está na explicação que ele oferece para a compreensão de muitos aspectos que ocorrem no universo escolar."
Soluções para a tarefa
Em relação ao currículo oculto é possível defini-lo como de imensa importância para a prática pedagógica, sendo que ele é constituído por todo o ambiente escolar e contribui positivamente para a aprendizagem.
Desvendando o currículo oculto
Uma das ferramentas do currículo oculto e que foi defendido por Paulo Freire é o diálogo. O diálogo propõe a reflexão, a escuta, o pensar antes de falar, portanto, faz parte da aprendizagem, porém não está descrito no currículo explicitamente.
Outra questão que engloba o currículo oculto são as situações que ocorrem em sala de aula e acabam por necessitar serem exploradas, como bullying, as contestações de opiniões, as brigas entre colegas... Todas essas situações inesperadas não podem ser deixadas de lado, pois é necessário a reflexão da ação para que a educação ocorra, portanto, é algo que está sendo aprendido, então, também faz parte do currículo.
Saiba mais sobre o currículo oculto em: https://brainly.com.br/tarefa/51129021
#SPJ1