Português, perguntado por faby35, 1 ano atrás

Questão adaptada/ENEM – 2001
No poema “Procura da poesia”, Carlos Drummond de Andrade expressa a concepção estética de se fazer com palavras o que o escultor Michelangelo fazia com mámore. Segue um pequeno trecho do poema para exemplificar essa afirmação.
"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
Ei-los sós e mudos, em estado de dicionário.

Convive com teus poemas, antes de escrevê-los.
Tem paciência, se obscuros. Calma, se te provocam.
Espera que cada um se realize e consume
com seu poder de palavra
e seu poder de silêncio.
Não forces o poema a desprender-se do limbo.
Não colhas no chão o poema que se perdeu.
Não adules o poema. Aceita-o
como ele aceitará sua forma definitiva e concentrada
no espaço.

Chega mais perto e contempla as palavras.
Cada uma
tem mil faces secretas sob a face neutra
e te pergunta, sem interesse pela resposta,
pobre ou terrível que lhe deres:
Trouxeste a chave?"

Esse fragmento poético ilustra o seguinte tema:
Escolha uma:
a. a nostalgia do passado colonialista revisitado
b. a contemplação da natureza brasileira na perspectiva nacionalista da pátria
c. a preocupação com o engajamento político e social da literatura
d. o trabalho quase artesanal com as palavras, despertando sentidos novos
Questão 2
Ainda não respondida
Vale 3,0 ponto(s).
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Leia o fragmento abaixo e responda a seguir:

“Nos textos comuns, não literários, o autor seleciona e combina as palavras geralmente pela sua significação. Na elaboração do texto literário, ocorre uma outra operação, tão importante quanto a primeira: a seleção e a combinação de palavras se fazem muitas vezes por parentesco sonoro. Por isso se diz que o discurso literário é um discurso específico, em que a seleção e a combinação das palavras se fazem não apenas pela significação, mas também por outros critérios, um dos quais, o sonoro. Como resultado, o texto literário adquire certo grau de tensão ou ambiguidade, produzindo mais de um sentido. Daí a plurissignificação do texto literário”. (GOLDSTEIN, N. Versos, sons, ritmos. 5. ed. São Paulo: Ática, 1988, p. 5).
Segundo o trecho acima e os conhecimentos construídos até o momento, está correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. O texto literário é um discurso que produz um único sentido.
b. O texto literário produz mais de um sentido.
c. Não há ambiguidade nem tensão no texto literário.
d. Os textos comuns correspondem aos textos literários.

Soluções para a tarefa

Respondido por cidaborges12
88
(b) o texto literario produz mais de um sentido

Claudionice46: A PRIMEIRA PERGUNTA SOBRE O POEMA A PROCURA DA POESIA, CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE A RESPOSTA CORRETA É: C. O TRABALHO QUASE ARTESANAL COM AS PALAVRAS, DESPERTANDO SENTIDOS NOVOS, FIZ AGORA E ACERTEI
Claudionice46: Favor verificar a ordem das suas perguntas porque a minha era a letra c
GSFernandes: qual resposta é correta ficou confuso
Respondido por castilho31
11

Resposta:

QUESTÃO 1: d. o trabalho quase artesanal com as palavras, despertando sentidos novos. (CORRETA)

QUESTÃO 2: b. O texto literário produz mais de um sentido.(CORRETA)

Perguntas interessantes