Administração, perguntado por janyararocha, 1 ano atrás

(Questão adaptada de ENADE, 2010. Disponível em:

. Acesso em: 20 maio 2017).

Conquistar um diploma de curso superior não garante às mulheres a equiparação salarial com os homens, como mostra o estudo “Mulher no mercado de trabalho: perguntas e respostas”, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta segunda-feira, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher.

Segundo o trabalho, embasado na Pesquisa Mensal de Emprego de 2009, nos diversos grupamentos de atividade econômica, a escolaridade de nível superior não aproxima os rendimentos recebidos[GDOT1] por homens e mulheres.

Em relação à ocupação e à renda salarial de homens e mulheres, assinale a alternativa correta:


Escolha uma:
a. As relações sociais desiguais entre etnias só têm impacto na empregabilidade/salário entre os homens. Entre as mulheres essa questão está resolvida já que a carga de trabalho da mulher se centraliza em casa.
b. As desigualdades sociais no Brasil independem das relações de gênero, segundo pesquisa sobre empregabilidade.
c. Os movimentos sociais de mulheres não se preocupam em refletir e reivindicar ações integradoras da mulher nos setores tradicionalmente ocupados por homens.
d. Diversos trabalhos empreendidos no país por entidades que atuam com pesquisas e análises da empregabilidade indicam que a mulher, mesmo com escolaridade igual à dos homens, recebe um salário menor que o deles.
e. O fato de os homens receberem salários maiores que o das mulheres não implica desigualdade de gênero, pois os homens têm uma parcela alta de contribuição nas despesas domiciliares.


janyararocha: Diversos trabalhos empreendidos no país por entidades que atuam com pesquisas e análises da empregabilidade indicam que a mulher, mesmo com escolaridade igual à dos homens, recebe um salário menor que o deles

Soluções para a tarefa

Respondido por PURADRENA
172
Diversos trabalhos empreendidos no país por entidades que atuam com pesquisas e análises da empregabilidade indicam que a mulher, mesmo com escolaridade igual à dos homens, recebe um salário menor que o deles 
Respondido por brximenes2
0

Apesar de grandes avanços conquistados pelos movimentos em prol da igualdade de gênero, ainda é constatado uma diferença salarial considerável entre homens e mulheres em muitos países, inclusive no Brasil.

Mesmo não sendo minoria no mercado de trabalho e nas instituições de ensino superior, as mulheres ainda recebem menos que os homens ocupando a mesma função e com o mesmo tempo de trabalho, o que demonstra um retrocesso por parte das organizações que são coniventes com este tipo de preconceito.

A situação ainda se agrava na faixa dos 40 anos, segundo o IBGE, elas recebem cerca de 75% do que eles.

Já foi provado científica e socialmente que as mulheres tem plenas capacidades de executar as mesmas tarefas que os homens e alcançar os mesmos resultados, logo, rotular que determinada profissão é apenas para homens é apenas uma questão cultural que precisa ser superada.

Dessa forma, a alternativa correta é a letra D.

Veja também: https://brainly.com.br/tarefa/18815673

Anexos:
Perguntas interessantes