ENEM, perguntado por antunes1976, 7 meses atrás

Questão Acerto: 0,0 / 1,0
Na atividade de laboratório envolvendo o estudo da lei de ohm, um aluno tinha como tarefa montar um circuito composto por dois resistores de 100 Ω ligados em série e alimentado por uma fonte de corrente contínua de 20,0 V. Após efetuar todas as conexões possíveis, o aluno mediu com o multímetro analógico a tensão em um dos resistores e o instrumento indicou o valor de 20,0 Volts. Não confiante nesta medida, o aluno solicitou ao técnico de laboratório um multímetro digital e para a sua surpresa encontrou a mesma leitura do instrumento analógico. Após estas etapas, o aluno chamou o professor, que após ouvir as suas considerações, identificou um erro na montagem do circuito. Qual das alternativas abaixo apresenta e justifica este erro?

Errado
O erro está na ligação dos cabos de prova do multímetro que foram conectados com as polaridades invertidas. Em virtude disto toda a tensão da fonte acaba sendo imposta em cada um dos resistores de 100 Ω.


O erro está no multímetro analógico, pois uma de suas pontas de prova está curto circuitada.

Certo
O erro está na ligação destes resistores no circuito. No experimento eles deveriam ser ligados em série mas foram conectados em paralelo.


O erro está no ajuste da escala de tensão do multímetro e isto ocasiona uma leitura de tensão aleatória em cada um destes resistores, podendo chegar no máximo ao valor da tensão da fonte.


O erro está na leitura do aluno que não soube manusear corretamente os instrumentos de medida.

Soluções para a tarefa

Respondido por vchinchilla22
2

Na atividade de laboratório sobre a lei de Ohm, a montagem do circuito é errada pelo que se menciona na: Alternativa C:

  • O erro está na ligação destes resistores no circuito. No experimento eles deveriam ser ligados em série, mas foram conectados em paralelo.

Lei de ohm

A Lei de Ohm afirma que a intensidade da corrente (I) que flui através de um condutor elétrico é diretamente proporcional à diferença de potencial (V) e, paralelamente, inversamente proporcional à resistência (R).

Neste caso, o aluno deveria ter ligado uma dois resistores de 100 Ω em série, dessa maneira a tensão será dividida por igual em cada um dos resistores, então nesse caso ao medir um dos resistores o resultado deveria ser de 10 V.

Mas, como o aluno conectou os resistores em paralelo, nesse arranjo ambos terão a mesma tensão, como se comprova com as medições que ele fez.


antunes1976: Obrigado!
Perguntas interessantes