QUESTÃO A Sobre a divisão entre cultura popular e erudita, o historiador italiano Carlo Ginzburg escreveu o seguinte: “Com muita frequência, ideias ou crenças originais são consideradas, por definição, produto das classes superiores, e sua difusão entre as classes subalternas (menos privilegiadas) um fato que geralmente ocorre e desperta quase nenhum interesse; como se não bastasse, enfatiza-se presunçosamente a ‘deterioração’, a ‘deformação’, que tais ideias ou crenças sofreram durante o processo de transmissão”. GINZBURG, Carlo. O queijo e os vermes, p. 12. Em um texto de no mínimo, 800 caracteres, explique as palavras de Ginzburg e a relacione com a manchete da revista Donna publicada em 2013: “Atraídos pelo embalo do funk, jovens de classe alta frequentam bailes em morros e vilas de Porto Alegre – do Campo da Tuca ao bairro Mário Quintana, a periferia nunca recebeu tanta gente endinheirada”.
Soluções para a tarefa
A passagem de Carlo Ginzburg está presente em sua obra "O Queijo e os Vermes" onde ele trata justamente dessa questão em que apenas pessoas mais ricas podem difundir questões culturais que depois seriam passadas para as classes mais baixa.
Tanto que o protagonista da sua obra acaba sofrendo repressão justamente por ser pobre e ainda saber ter uma boa conversa e até mesmo argumentar.
O que acaba entrando em choque com o manchete da revista Donna porque hoje existem muitas pessoas da classe alta que estão procurando diversão em regiões mais pobres. Onde ocorreu uma mudança onde agora as pessoas ricas também se interessam pelo cultura que vem das classes menores.
Como é o caso do baile funk que foi citado, que antes era apenas frequentado pelas pessoas da própria periferia mas que atualmente podemos ver diversos carros de luxo ao redor de um local desse.
Espero ter ajudado! Bons Estudos!