Questão A
Quando analisamos a Educação Infantil e o Currículo, devemos tomar a criança como ponto de partida da proposta pedagógica, compreendendo que para conhecer o mundo ela envolve o afeto, o prazer, o desprazer, a fantasia, o brincar, o movimento, a poesia, as ciências, as artes plásticas e dramáticas, a linguagem, a música e a matemática de forma integrada, pois a vida é algo que se experimenta por inteiro (FARIA ,1999). Com base nos fundamentos apresentados, teça considerações trazendo exemplos de conteúdos curriculares e práticas pedagógicas com crianças em idade pré-escolar, priorizando a formação pessoal e social e conhecimento do mundo.
Questão B
O ano de 2014 foi marcado pelo evento da Copa do Mundo realizada no Brasil. Numa escola pública de uma região periférica e afastada, nem todos os estudantes têm acesso à televisão em sua casa para poderem assistir aos jogos, no entanto, esse é um tema bastante comentado por eles em todos os momentos que estão na escola. Você, como professor(a) dessa escola, como trabalharia com o currículo associado às práticas sociais, levando em conta que as questões cotidianas são elementos definidores das práticas escolares, sem perder de vista o conhecimento necessário (conteúdos) que necessitam ser trabalhados dos componentes curriculares? Redija um texto argumentativo, colocando como seria essa articulação com o currículo.
Soluções para a tarefa
Questão A: Currículo é tudo aquilo que a sociedade considerar necessário que os alunos aprendam ao longo de sua escolaridade.
É importante também que tenhamos clareza que quando nos referimos ao currículo estamos falando de toda etapa da educação básica uma delas é a educação infantil precisa ser vista com muito cuidado, pois a que está iniciando seu processo de escolarização também está em pleno desenvolvimento por tanto devemos colocar as crianças em contato com diferentes conhecimentos sem esquecer que a brincadeira precisa está presente, pois segundo a legislação a educação infantil é dever e obrigação do estado e reponsabilidade política e social da sociedade. A educação infantil recebe a legislação ensino igual do ensino fundamental e médio é definida como primeira etapa da educação básica e não aqueles que vivência a realidade escolar. Brincar é portanto uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da criança, pois, por meio de brincadeiras, elas podem ampliar algumas competências importantes, tais como a atenção a imitação, a memória ,a imaginação. Brincando as crianças descobrem e refletem sobre a realidade da cultura na qual vivem incorporando e, ao mesmo tempo, questionando regras e papéis sociais.
Questão B: Eu abordaria essa temática com uma aula de português, porque o tema copa do mundo abre um leque variado para os mais diversos trabalhos, como a diversidade cultural e o racismo, no memento em que todos os olhos estão voltado para o futebol. O jogo em si mesmo passa ser um modelo de pratica social e politica, em um encontro de nações a diversidade de cultura é um ponto central do racismo, não tomado como uma prática possível, isso é exemplar porque ensina valores para as crianças e adultos. O futebol tem essa noção de isonomia e igualdade, os jogadores entram em campo e o desempenho mostra quem é o melhor naquele momento independentemente da cor, raça ou idade, se o país é rico ou pobre.
.