Sociologia, perguntado por klebersonbr, 1 ano atrás

QUESTÃO




A Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) traz em sua base o conceito ampliado de saúde e o referencial teórico da promoção da saúde como um conjunto de estratégias e formas de produzir saúde, no âmbito individual e coletivo, caracterizando-se pela articulação e cooperação intra e intersetorial, pela formação da Rede de Atenção à Saude (RAS), buscando articular suas ações com as demais redes de proteção social, com ampla participação e controle social.




Dentre os princípios adotados pela PNPS, constam:




I a participação social, de forma a garantir o envolvimento dos setores atuando como corresponsáveis no processo de planejamento, de execução e de avaliação das ações;


II a sustentabilidade, visando a continuidade das ações, de acordo com as dimensões política, econômica, social, cultural e ambiental;


III o cuidado com relação à intersetoriedade para que cada setor garanta a sua forma específica de agir e atinja os objetivos que foram estabelecidos por ele.


IV a garantia da intrassetorialidade, tendo em vista que as ações não sejam fragmentadas, e possam atuar de forma a construir e articular redes cooperativas e resolutivas.


V o empoderamento, que possibilita aos sujeitos e coletivos o controle das decisões e das escolhas de modos de vida adequado às suas condições sócio-econômico-culturais.




É correto apenas o que se afirma em






a)I e IV.



b)II e III.



c)I, II, IV e V.



d)II, III e IV.



e)I e V.


Alguém para me ajudar? Por favor.

Soluções para a tarefa

Respondido por adrielpalves
10

Resposta:

ALTERNATIVA C

EXPLICAÇÃO:

CONFIRMADO NO AVA

Respondido por Matheusieti
3

A alternativa C está correta.

Os artigos 196 a 200 da Constituição Federal , a lei n° 8.080, de 19 de Setembro de 1990  e por fim a lei de n° 8.142, de 28 de Dezembro de 1990.

Em relação as repartições, os gestores negociam no âmbito municipal, com o Conselho Municipal de Saúde.

No âmbito estadual as ações são negociadas pela Comissão Inter gestores Bipartite e deliberadas pelo Conselho Estadual de Saúde.

No âmbito federal as políticas do SUS são negociadas pela Comissão Inter gestores Tripartite, que é composta por representantes do Ministério da Saúde, das secretarias municipais e estaduais de saúde.

Perguntas interessantes