Questão A Podemos definir o raciocínio lógico como um processo de estruturação do pensamento de acordo com as normas da lógica que nos permite chegar a uma determinada conclusão. Utilizamos o raciocínio lógico para fazer inferências, começando com uma afirmação ou proposição inicial, seguido de uma afirmação intermediária e uma conclusão. Com base neste contexto, analise as afirmações abaixo e represente corretamente as funções p e q que a representam. Seja: p = “João é forte” q = “ João é bonito” Represente cada uma das seguintes afirmações em função de p e q. “João é forte ou bonito”. “João é forte e bonito”. “Se João é forte, então é bonito”.Questão A Podemos definir o raciocínio lógico como um processo de estruturação do pensamento de acordo com as normas da lógica que nos permite chegar a uma determinada conclusão. Utilizamos o raciocínio lógico para fazer inferências, começando com uma afirmação ou proposição inicial, seguido de uma afirmação intermediária e uma conclusão. Com base neste contexto, analise as afirmações abaixo e represente corretamente as funções p e q que a representam. Seja: p = “João é forte” q = “ João é bonito” Represente cada uma das seguintes afirmações em função de p e q. “João é forte ou bonito”. “João é forte e bonito”. “Se João é forte, então é bonito”.
Soluções para a tarefa
No caso podemos afirmar que o texto do enunciado da questão diz respeito a como se dá as principais características dos conectores lógicos.
Assim, temos que na frase: “João é forte ou bonito”, quer dizes que uma sentença irá excluir a outra, ou seja, ele nunca poderá ser as duas qualidades juntas.
Já na frase “João é forte e bonito” eu tenho uma adição de sentenças em que uma obrigatoriamente estará junta da outra.
E, por fim, na frase “Se João é forte, então é bonito”, eu tenho uma conexão de causa e consequência entre as frases, devendo elas também estarem juntas em uma mesma sentença.
espero ter ajudado!
Resposta:
Explicação:
p = "João é forte"
q = "João é bonito"
"João é forte ou bonito" - Disjunção
p V q
"João é forte e bonito" - Conjunção
p ^ q
"Se João é forte, então é bonito" - Condicional
p ---> q