Questão A Observe a manchete do jornal Gazeta do Povo publicada em 24.0818. "5 toneladas de alimentos vencidos e adulterados são apreendidas em Santa Felicidade" Disponível em: . Acesso em: 25 ago. 2018. Nessa manchete explique a concordância do verbo “apreender”. Em seguida, comente sobre as alterações que você deveria fazer na frase, caso o verbo fosse escrito da seguinte forma: “apreendidas”. Explique essa mudança em relação à concordância verbal. Produza sua resposta com um texto entre 10 e 15 linhas comentando o efeito de sentido que haveria no caso da mudança do verbo. Questão B A professora do 6º ano estava ensinando oração sem sujeito, mas os alunos estavam com dificuldade em entender o assunto, já que a função sintática Sujeito é termo essencial para existência de oração. Como você faria para que os alunos pudessem compreender melhor o conceito? Que estratégias proporia? Registre-as em um texto de 10 a 15 linhas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Olá!
- A solidariedade entre o verbo e o sujeito, que ele faz viver no tempo, exterioriza-se na concordância, isto é, na variabilidade do verbo para conforma-se ao numero e á pessoa do sujeito. A concordância evita a repetição do sujeito que pode ser indicado pelo flexão do verbo.
No caso, apreendidas concorda com o sujeito.
- A oração sem sujeito ocorre quando não existe elemento ou pessoa gramatical ao qual o predicado se refere, articulando-se a partir de um verbo impessoal. Sabendo que o sujeito é aquele que faz uma ação o verbo Chuveu, náo pede um sujeito, já que uma pessoa não pode chover.
Espero ter ajudado.
Perguntas interessantes