Administração, perguntado por jessycbezerra, 10 meses atrás

Questão A
Mesmo pessoas que não possuem uma vida economicamente ativa têm uma ideia do que é um organograma e qual é a sua função. No entanto, vamos a algumas explicações básicas que servirão para entender melhor como um cargo se posiciona no organograma de uma empresa. Basicamente, os organogramas apresentam de forma organizada a maneira como os cargos se relacionam e isso é dado pelo que chamamos de nível hierárquico. O desenho inicial de um organograma é importante na construção de um plano de cargos e salários, pois determina onde estão e onde estarão os cargos após a construção desse plano. Normalmente, um cargo pode possuir um ou mais ocupantes. O posicionamento no organograma determina qual é o nível do cargo na hierarquia, qual é o nível de subordinação ou para quem o ocupante do cargo responde, quem o ocupante do cargo supervisiona ou coordena e quais são as relações laterais que o ocupante do cargo estabelece com os demais cargos. Os organogramas utilizados são clássicos e não clássicos.
O organograma Clássico também é chamado de vertical. É o tipo mais comum de organograma, elaborado com retângulos que representam os órgãos e linhas que fazem a ligação hierárquica e de comunicação entre eles. Cite e explique com suas palavras, quais são os organogramas não clássicos. Para responder à questão, você deve produzir um texto. construído com base em suas ideias acerca do assunto estudado, fundamentado corretamente com o conteúdo abordado no material e videoaulas da disciplina.

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
3

Podemos afirmar que os organogramas não clássicos são os novos organogramas, comumente chamados de organogramas horizontais, onde ocorre uma gestão mais democrática e os colaboradores são empoderados, isto é, possui mais autonomia.

Isso se dá pela distribuição de metas e objetivos a serem cumpridos por cada colaborador, que lhe dará autonomia para solucionar os eventuais problemas que encontre pelo caminho.

Isso faz com que não seja necessário possuir uma hierarquia militarizada como tradicionalmente vemos nos organogramas clássicos e, por isso, diminui a necessidade de excessivos cargos em formato de pirâmide. Esses são os organogramas não clássicos.

Abraços!

Perguntas interessantes