Questão A
Leia atentamente o trecho abaixo em que o historiador José Carlos Reis interpreta os argumentos de Casa grande & Senzala de Gilberto Freyre sobre a formação do Brasil:
“Como se deu o encontro entre as três raças constituidoras do povo brasileiro? Para Freyre, foi um encontro fraterno, solidário, generoso, democrático, viabilizado pela miscigenação. As relações entre colonizador e colonizado se adoçaram com a necessidade dos colonos de constituir famílias. Na ausência de brancas, os colonizadores se ‘enamoraram’ de negras e índias. A miscigenação assim entendida corrigiu, portanto, a distância social entre a casa grande e a senzala. A agricultura escravista aristocratizava, antagonizava, senhores e escravos; a miscigenação contrariou esse efeito separador ao reunir em famílias as índias e as negras aos brancos”
(REIS, José Carlos. As identidades do Brasil: de Varnhagen a FHC. Rio de Janeiro: FGV, 2007, p. 66. Texto adaptado).
De acordo com as discussões realizadas pelo livro da disciplina e pelas videoaulas sobre as ideias de Gilberto Freyre qual a relação existente entre a miscigenação, a escravidão ‘suave’ e a democracia racial na formação do Brasil? Elabore um texto e não esqueça de se posicionar ao fim da sua resposta de maneira favorável ao contrária aos argumentos de Freyre.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Como podemos constatar, para Gilberto Freyre a miscigenação se tornou possível devido a escravidão "suave".
Segundo Freyre e suas pesquisas realizadas na época, não existia superioridade ou inferioridade biológica, pois cada grupo trazia consigo suas próprias crenças e modo de vida, algo que se moldaria, se em contato com os demais.
A escravidão "suave" era baseada no fato de que os escravos brasileiros não eram punidos tão severamente como os demais, na qual mantinham uma boa relação com seus senhores. E nesse momento surge a miscigenação. O convívio integrado no ambiente doméstico e a escassez de mulheres brancas fazia com que os senhores mantivessem relações com suas escravas passivas.
Neste âmbito, nasce a miscigenação, que durante anos fora praticada nesse estilo. Porém não deixando de conservar a grande diferença social entre vencedores e vencidos ou melhor dizendo, senhores e escravos.
Para Freyre as práticas eróticas tiveram importante papel nas práticas sociais. Ele afirmava que o contato íntimo sensual teria contribuído diretamente para o que se denomina "democracia racial", pois Freyre defendia que independente da raça branca ou negra nunca foram estranhos, inclusive intimamente. E vencia-se,pela libido,toda a distância que existia entre a senzala e a casa grande.
Observando todos os fatos notamos que se trata de uma ideia errônea, afinal se sabe que em um passado escravocrata, a violência e intolerância foram as principais características do antigo sistema brasileiro. E na verdade que Freyre chama de desejo ou até mesmo erotismo, trata-se de estupro nos dias atuais.
O modo pelo qual a sociedade brasileira se estruturou desde o período colonial, vem causando reflexos negativos até os dias de hoje. Alguns exemplos que poderiam ser citados seriam o racismo, o preconceito e a intolerância, causada por âmbitos adquiridos desde o início da colonização brasileira.
Explicação: