Administração, perguntado por vanderleibrouzp0gp92, 11 meses atrás

QUESTÃO A
Imagine as seguintes situações a seguir:
Situação 1)
Pedro Oudoni, gerente de projetos da Seg Systems, uma empresa no segmento de implantação de sistemas, está alocado em um projeto complexo, extenso e muito rentável para a companhia. Pedro possui uma certificação profissional na área de projetos e 2 anos de experiência. A Seg System é uma empresa organizada em departamentos, com escritório de projetos e valoriza as certificações na área de gestão de projetos. Pedro possui uma equipe com nove pessoas que atuam de forma bastante colaborativa a qual ele conduz, junto com usa equipe, todas as decisões para o projeto.
Situação 2)
Marcos Antunes, gerente de operações da Company More, empresa líder no segmento de produção de roupas, é constantemente alocado para gerenciar novos projetos. Marcos possui três certificações de Gestão de Projetos, possui 17 anos de experiência, é um excelente profissional, competente e com habilidades de gerente de projetos, porém ele não tem muita tomada de decisão uma vez que não é ele quem define a sua equipe.
Quando membros da equipe precisam faltar ao trabalho ou são alocados em outros projetos, a tomada de decisão acaba sendo dos diretores da empresa e não de Marcos. Nas duas situações citadas acima, das três estruturas organizacionais que existem no contexto de Gerenciamento de Projetos, claramente são identificadas duas delas. Sendo assim, responda:
a) Cite qual é a estrutura organizacional da situação 1 e da situação 2.
b) Identifique qual destas duas estruturas organizacionais é melhor aplicada no gerenciamento de projetos e quais os benefícios desta estrutura.

Soluções para a tarefa

Respondido por BrunoAMS
1
Na situação 1 a empresa possui a estrutura organizacional definida como funcional. Na situação 2, trata-se de uma empresa projetizada.

Os dois formatos possuem vantagens e desvantagens, mas do ponto de vista de projetos, a projetizada se mostra mais interessante, pelo fato de haver uma priorização da aplicação racional de recursos, maior agilidade de comunicação e permitir um trabalho com maior autonomia, em relação aos setores organizacionais, por parte do gerente de projetos.
Perguntas interessantes