Pedagogia, perguntado por lucasmacedo3357, 11 meses atrás

Questão A Em relação a qualidade de ensino, a Constituição Federal de 1988 dispõe no art. 214 que a lei estabelecerá o plano nacional de educação, de duração plurianual, visando à articulação e ao desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis e à integração das ações do poder público que conduzam à melhoria da qualidade do ensino. Você, como profissional da educação, acredita que a Constituição Cidadã conseguiu cumprir seu objetivo? De que forma isso vem ocorrendo? Com base neste artigo, faça um paralelo entre a lei e a realidade que vivenciamos hoje destacando os aspectos mais relevantes sobre este assunto, fundamentem bem a sua resposta.

Soluções para a tarefa

Respondido por JavaliUnip
2
Desde o texto de 1988 da CFB foram observados alguns avanços porém distantes do razoável uma vez que o ideal é impossível de ser atingindo. Nestes 30 anos o número de profissionais da educação aumentou e o número de crianças matriculadas na Educação Básica também. Observa-se que hoje o "elo fraco" é o elo que pertence ao governo estadual e o diacrônico Ensino Médio. Outro avanço é o abandono paulatino e sistemático do método Paulo Freire para adoção do Construtivismo na E.I. Em parte a constituição cidadã cumpriu seu papel mas não de maneira definitiva. Vemos nos repasses do governo federal pelo fundeb, a grade nacional curricular e etc.
A lei e a realidade são proposituras harmônicas mas nosso objetivo como educadores é alfabetizar e imbuir nas crianças o gosto pelo desconhecido para que elas sejam estudantes críticos, melhores do que somos hoje e professores melhores do que temos hoje que gostaria que eu respondesse que a constituição fracaçou. Bom se não posso refletir é melhor dizer que CFB falhou e não forma cidadão e que a escola é falida.
Perguntas interessantes