Questão A:
Discursiva Teórico- Prática
Leia com atenção:
“O mercado interfinanceiro surge da necessidade de atender ao fluxo de recursos demandados pelas instituições financeiras. Nesse mercado, uma instituição com sobras de caixa (excesso de liquidez) empresta fundos a outra com baixa disponibilidade de dinheiro (baixa liquidez), permitindo o equilíbrio. As operações são lastreadas em Certificado de Depósito Interfinanceiro (CDI), de emissão das instituições participantes e com circulação restrita nesse mercado. As transações são feitas eletronicamente entre os bancos e repassadas aos terminais da Cetip, que controla todo o sistema de operações.” (Livro da Disciplina Pág. 70)
Entendendo este funcionamento:
Vamos ao passo a passo para a composição do seu texto de resposta:
1º passo: Faça uma pesquisa e aponte qual é a taxa básica que interfere diretamente no CDI e em quanto está esta taxa hoje (período entre outubro e novembro de 2018).
2 º passo: Explique como a alteração desta taxa básica ajuda na política monetária brasileira e como isso interfere na vida e pessoas e empresas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Olá,
1º passo: a taxa básica que interfere diretamente no CDI é a taxa SELIC, que atualmente é de 6,5% (anualizada). O CDI tende a acompanhar a taxa SELIC, que é a taxa básica de juros da economia brasileira.
2º passo: a alteração desta taxa básica ajuda na política monetária brasileira interfere na vida e pessoas e empresas porque ela altera a rentabilidade dos juros, ou seja, quando ela está alta, estimula-se investimentos, porque o retorno será alto.
Entretanto, quando a SELIC está baixa, estimula-se que as pessoas consumam ou utilizem outras formas de investimento, mas basicamente, baixar a taxa SELIC significa estimular mais dinheiro no mercado e estimular negativamente o endividamento.
Abraços!
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Geografia,
9 meses atrás
História,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás