História, perguntado por POPM, 5 meses atrás

Questão:

A análise a seguir, feita pelo historiador Marcos Napolitano, aborda aspectos do Brasil durante o Estado Novo (1937-1945).


“Os intelectuais se dividiam em várias posições, estéticas e ideológicas, tentando influenciar o núcleo do poder e formatar a “cultura brasileira”. Bem ao seu estilo de liderança política, Getúlio Vargas tentava abrigar as diversas posições intelectuais sob o Estado, criando várias instituições para controlar os interesses em conflito, acomodando setores intelectuais da extrema direita, liberais conservadores e democráticos, católicos, positivistas. Até mesmo alguns socialistas ocuparam postos, ainda que subalternos, na burocracia cultural. O governo procurava estimular a adesão dos intelectuais e artistas à “causa nacional”, mesma que lida a partir de diversas perspectivas ideológicas. O que não se admitia era a atuação de intelectuais diretamente junto aos sindicatos operários ou a publicação de críticas diretas aos valores ideológicos oficiais e à figura do presidente da República” (NAPOLITANO, Marcos. História do Brasil República: da queda da monarquia ao fim do Estado Novo. São Paulo: Contexto, 2016. p. 139).

Construa um texto que aborde os seguintes temas:

a) Discutir o teor e papel do nacionalismo durante o Estado Novo.

b) Problematizar o controle exercido sobre a cultura durante o período.

c) Abordar criticamente a relação do Estado varguista com o movimento operário.

Para responder o que está sendo pedido, você deve produzir um texto entre 800 e 1200 caracteres (entre 10 e 15 linhas). O texto escrito deve ser construído com base em suas ideias acerca do assunto estudado, fundamentado corretamente com o conteúdo abordado no livro, nas videoaulas da disciplina e em pesquisa sobre o assunto. Lembre-se de que não são aceitas cópias, nem do livro, nem da internet.

Soluções para a tarefa

Respondido por logabriell07
0

O Estado Novo foi o período em que Getúlio Vargas governou o país, esse governo ficou marcado pela censura, centralização do poder e perseguição a opositores.

O Estado Novo de Vargas é caracterizado pelo nacionalismo e autoritarismo, assim como outros governos da época como por exemplo, Franco na Espanha e Salazar em Portugal. Esses governos assim como o Estado Novo no Brasil possuem características de promover o nacionalismo e a valorização do líder como uma figura popular.

Para garantir a dominação e sustentação desse governo Getúlio, buscou controlar a produção cultural do Brasil, a fim de evitar críticas ao seu governo, mas também para criar uma imagem positiva do Estado Novo.

Outro setor que Vargas procurou controlar foi o movimento operário que tinha membros com ideias da esquerda, principalmente trazidas por trabalhadores europeus, de modo que para conter a influência do movimento operário Vargas recorre ao controle dos sindicatos para perseguir opositores e controlar os trabalhadores.

Características do Estado Novo

  • Fechamento do Congresso Nacional
  • Imposição de uma nova constituição 1937 extremamente autoritária. Essa nova constituição permitia Vargas a nomear Interventores nos Estados e Governar o país sob Estado de Sítio (Guerra)
  • Dissolução de assembleias Estaduais e Câmaras Municipais
  • O Governo de Vargas ficou marcado por governar através de decretos lei, ou seja nem uma lei era votada e sim decretada pelo presidente.
  • Criação do DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) que tinha como as suas principais funções: realizar censura da imprensa e da produção cultural, realizar propagandas do Governo, promover o Estado Novo e Mobilizar artistas e intelectuais favoráveis ao governo e promover a figura de Getúlio.
  • Sindicatos controlados pelo Estado

Desse modo é possível perceber que Getúlio Vargas, tinha em suas mãos um grande controle sobre o Estado Brasileiro e não permitia a população escolher seus representantes e intervinha em todos os setores da sociedade.

Leia mais sobre Estado Novo em: brainly.com.br/tarefa/115588

Anexos:
Perguntas interessantes