Questão A A prática da leitura se faz presente na vida das pessoas desde o momento em que passam a compreender o mundo a sua volta. Linguagem e realidade se prendem dinamicamente” (FREIRE, 2008, p. 11). Segundo Freire (2008) antes mesmo do contato com o livro o indivíduo já tem um contato com a leitura do mundo, com sua experiência de vida, pois cada ser tem uma maneira de interpretar e ver as coisas que o rodeia, por isso a leitura do mundo é sempre fundamental para a importância do ato de ler, de escrever ou reescrever e transformar através de uma prática consciente. Isso equivale dizer que a realidade cotidiana do aprendiz está diretamente refletida no processo de conhecimento e interpretação das palavras e frases escritas. De acordo com seus estudos sobre o processo de aquisição da linguagem e letramento, responda entre 10 e 15 linhas: Como o professor poderá incentivar a leitura e escrita de qualidade em sua sala de aula?
Soluções para a tarefa
Olá!
Conforme citado no texto, a leitura e a escrita compreendem as principais ferramentas que permitirão o aprendizado saudável dos estudantes.
Dessa forma, para que sejam estimuladas corretamente, precisam estar articuladas com prazer e divertimento.
Uma solução, seria inicialmente deixar os próprios alunos escolherem os materiais didáticos, para que o vínculo com a leitura seja criado.
A partir disso, torna-se mais fácil adaptar o material para temáticas mais relacionadas com o ensino, uma vez que o primeiro contato já tenha sido estabelecido.
Resposta:
Explicação:
A leitura é uma habilidade indispensável à vida social e à vida acadêmica. É por meio da leitura que entendemos o mundo e interagimos com o outro, seja nos estudos, na nossa comunicação, na forma de nos expressarmos ou nos aprendizados que nos oportuniza. Ler adequadamente é mais do que ser capaz de decodificar as palavras ou expressões linearmente ordenadas em sentenças ou textos. De acordo com Lajolo (1993), ler é ser capaz de atribuir significado a um texto e de relacioná-lo a todos os outros textos e reconhecer o tipo de leitura que seu autor pretendia.
LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 1993.
Com base nas informações do texto e nos estudos sobre as Estratégias de leitura, análise e interpretação de textos, AVALIE as afirmações a seguir:
I. Análise interpretativa é a análise que busca uma visão panorâmica, o que permite ao leitor identificar o estilo de escrita do autor e a estrutura do texto.
II. Análise interpretativa é o momento de realizar perguntas como: De que fala o texto? Como o texto está problematizado? Que ideias paralelas (secundárias) são apresentadas ao tema central?
III. Análise interpretativa é a etapa de leitura em que se procura interpretar em sentido restrito e tomar uma posição própria a respeito das ideias enunciadas. É ler nas entrelinhas.