QUESTÃO A
A empresa Alfa TEC* atua no segmento de Tecnologia da Informação, um mercado em crescimento e em constante transformação. Ela tem como padrão dar oportunidades de crescimento aos seus colaboradores e uma de suas estratégias é realizar o recrutamento interno. Atualmente a empresa passa por uma fase de expansão, necessitando contratar um novo gestor para sua área operacional e ao realizar um recrutamento interno, ficaram para etapa final os seguintes candidatos:
– João, que possui excelente conhecimento técnico e experiência, porém é bastante acomodado e apresenta resistência a mudanças;
– Marcelo, com menor conhecimento técnico e experiência, mas é bastante motivado e possui flexibilidade para lidar com mudanças.
Com base nas informações acima, produza um texto dissertativo, respondendo qual dos dois candidatos deve ser aprovado para a vaga em questão, justificando a sua resposta.
Soluções para a tarefa
Olá, tudo bem?
A medida que as organizações expandem suas operações, aumentam suas vendas e se destacam no mercado é normal que seja necessário aumentar o quadro de colaboradores da empresa, contratando mais pessoas para realizar as atividades e aumentar a produção. Muitas promoções podem advir do crescimento da organização, desse modo algumas empresas optam por promover funcionários que já trabalham na organização (recrutamento interna) ou contratar profissionais disponíveis no mercado (recrutamento externo).
O recrutamento interno é o mais comumente realizado nas promoções de uma empresa, tendo como principal vantagem motivar trabalhadores da organização bem como trabalhar com pessoas já conhecidas. Enquanto as desvantagens são não trazer novas ideias para empresa (que geralmente advêm de colaboradores novos), gerir pessoas que já possuam um modelo fixo de trabalho em mente e que desejem um salário muito elevado.
No recrutamento interno as empresas podem se deparar com funcionário experiente na empresa e com funcionários que iniciaram a pouco na organização. As empresas valorizam funcionários experientes que já conheçam o processo, porém, se estes forem resistentes a mudança e acomodados, dificilmente trarão benefícios a organização, podendo inclusive propagar esta cultura para os demais colaboradores da empresa. Ao passo que um colaborador menos experiente, mas motivado e flexível para lidar com mudanças pode ser moldado pela empresa e crescer junto com ela.
Assim, se no momento da contratação, a empresa se deparar com estes dois modelos de profissionais, dar uma oportunidade ao colaborador menos experiente é uma boa opção, pois, em termos de conhecimento pode fornecer-lhe treinamentos, enquanto que a relação e confiança da equipe irão desenvolver-se ao longo dos dias de trabalho. O salário de empregados com menos experiência tende a não ser tão alto, o que trás benefícios econômicos a organização. Cabe destacar ainda que por ser mais flexível e disposto, o colaborador promovido pode apresentar melhor desempenho.
Espero ter ajudado ;)