História, perguntado por fellipemaciel, 1 ano atrás

QUESTÃO 9

Situada entre a Rússia e o Mediterrâneo, a capital bizantina era escala inevitável para embarcações que, no rumo norte-sul, transportavam cereais, caviar, peles, cera, mel e ouro, produtos oriundos de portos Russos e do Danúbio. No sentido oposto, carregavam, sobretudo, alimentos provenientes dos celeiros do Egito e das terras férteis da Anatólia. Constantinopla era também o ambívio em que as mercadorias trazidas pelas rotas terrestres ligando a Ásia à Europa tinham apenas o estreito de Bósforo a cruzar. Para a capital bizantina, convergiam as caravanas procedentes da Índia, do Ceilão, da China e do Oriente Médio, trazendo pedras preciosas, marfim, âmbar, porcelana, açúcar, aloés, almíscar, sedas, medicamentos e especiarias.

FRANCO, Ariovaldo. De caçador a gourmet: uma história da Gastronomia. São Paulo – SP.: Editora Senac, 2010.

Com base nos estudos da disciplina e nas informações apresentadas acima, leia as asserções abaixo.

I. Bizâncio foi a responsável por preservar a cultura romana após a queda do Império Ocidental, à margem das consequências mais devastadoras das migrações bárbaras. Bizâncio guardará quase intacto o legado cultural greco-romano.

Porque

II. Não deixou de receber influência de vários povos, já que essa cidade consistia no principal elo comercial entre o Ocidente e o Oriente e, como consequência disso, os produtos de vários locais eram disponibilizados à população local.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas:

Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.

Soluções para a tarefa

Respondido por Garcias29
10

 Alternativa 4

 

O império bizantino preservou muitos aspectos da cultura greco-romana, mas não podemos dizer que preservou quase intacto, já que sofreu a influencia de outros povos, como da cultura dos orientais.  No império bizantino quase todas as coisas estavam relacionada à religião católica. Após a cisma do oriente, foi fundada a Igreja Cristã Ortodoxa Grega que oficializava a divisão da igreja e não reconhecia o papa da igreja ocidental. Portanto, a cultura formada no império bizantino estava mais relacionada ao mundo religioso cristão.

 

Constantinopla era o principal elo do ocidente com o oriente, por essa cidade passava pessoas e produtos de varias localidades.



Perguntas interessantes