Saúde, perguntado por paticaio25, 5 meses atrás

QUESTÃO 9
Os estudos descritivos são realizados para conhecermos a frequência e distribuição da doença em um determinado local e período. Quando queremos compreender as causas da ocorrência da doença na população, realizamos estudos analíticos.

Elaborado pela professora, 2022.

A medida de associação aplicada em estudos analíticos que permite inferir causalidade é:
Alternativas
Alternativa 1:
Risco relativo, utilizada em estudos transversais e de coorte.

Alternativa 2:
Odds ratio, utilizada em estudos de coorte e ensaios clínicos.

Alternativa 3:
Risco relativo, utilizada em estudos de coorte e ensaios clínicos.

Alternativa 4:
Odds ratio, utilizada em estudos transversais e de caso-controle.

Alternativa 5:
Risco relativo, utilizada em estudos transversais e de caso-controle.

Questão 9 de 10

Soluções para a tarefa

Respondido por priscilapsd
1

A medida de associação aplicada em estudos analíticos que permite inferir causalidade é o risco relativo, portanto alternativa 3.

O risco relativo é verificado através da observação direta do pesquisador, que utiliza estudos de coorte e ensaios clínicos, como forma de medir a incidência de um desfecho, através do número de casos em um determinado tempo, em uma determinada amostra.

Estudos epidemiológicos

Os estudos relacionados à saúde que passar por etapas que incluem:

  • vigilância
  • observação
  • pesquisa analítica
  • experimento

Este estudam a distribuição de determinado evento de saúde em uma fração temporal, local e individual, considerando os fatores físicos, biológicos, sociais, culturais e comportamentais que influenciam naquele desfecho.

Os tipos de estudos epidemiológicos são:

  • Estudos Descritivos: determina a distribuição de doenças ou condições relacionadas à saúde, segundo o tempo, o lugar e/ou as características dos indivíduos.

  • Estudos Analíticos: delineados para examinar a existência de associação entre uma exposição e uma doença ou condição relacionada à saúde.

  • Estudos Ecológicos: compara-se a ocorrência da doença/condição entre  indivíduos do mesmo país, regiões ou municípios para verificar a possível existência de associação entre elas.

  • Estudos Seccionais: determinar a prevalência de uma doença ou condição relacionada à saúde de uma população especificada.

  • Estudos Caso-Controle: também chamados de coorte podem ser utilizados para investigar a etiologia de doenças ou de condições relacionadas à saúde.

Aprenda mais sobre epidemiologia aqui: https://brainly.com.br/tarefa/48073538

#SPJ1

Perguntas interessantes