Sociologia, perguntado por anamariallimma, 4 meses atrás

Questão 9
O Antropólogo Clifford Geertz atribui à religião um lugar de grande importância na análise social. Considere as afirmações abaixo sobre a abordagem do autor sobre a religião:

I-Geertz argumenta que a religião é tão importante quanto uma necessidade biológica, discordando, assim, de quem vê no simbólico, ou seja, na atribuição de significados e códigos culturalmente compartilhados, uma função menor.

II - Para Geertz, a religião está relacionada à visão de mundo e a um modo de agir, ou seja, trata-se de um aspecto simbólico central para os comportamentos e as escolhas morais.

III - Para Geertz, as práticas sagradas nas sociedades não ocidentais não podem ser consideradas um sistema simbólico, pois são muito simples e apoiadas em superstições.

Assinale a alternativa correta:

A. Estão corretas as afirmações II e III.
B. Estão corretas as afirmações I e III.
C. Está correta somente a afirmação I.
D. Estão corretas as afirmações I e ll.
E. Está correta somente a afirmação II.​

Soluções para a tarefa

Respondido por mvdac
5

Sobre as proposições de Clifford Geertz acerca da religião, é correto o que se afirma em I e II, apenas (Alternativa D).

O que Clifford Geertz propõe acerca da religião?

Clifford Geertz (1926 - 2006) foi um antropólogo que se dedicou a estudar a religião, definindo-a como um sistema cultural repleto de símbolos considerados sagrados que estabelecem determinada visão de mundo e orientam o modo de agir e o estilo de vida dos sujeitos.

Além disso, esse antropólogo propõe que a importância da religião se equipara a das necessidades biológicas, não atribuindo ao simbólico uma função ou valor menor para a sociedade, sendo a religião a expressão de acontecimentos sociais assim como outros fenômenos.

Aprenda mais sobre religião:

https://brainly.com.br/tarefa/36830584

#SPJ1

Anexos:

sgtthiagoleal: Corrigido pelo ava.
Respondido por thomaz000027
1

Resposta: D. Estão corretas as afirmações I e ll.

Explicação:

Perguntas interessantes