QUESTÃO 9
Em um mundo onde os indivíduos se sentem cada vez mais pressionados e cobrados a apresentar altos níveis de desempenho profissional e intelectual, é crescente o número de pessoas que desenvolvem problemas relacionados à saúde mental, assim, o tratamento médico dessas pessoas é uma preocupação latente, o que envolve a discussão sobre o uso de medicamentos como antidepressivos e afins para solucionar tal problema. Entretanto, há diversos riscos envolvidos nesse processo. O Infográfico a seguir apresenta os dados levantados pelo instituto norte americano Onward Mental Health acerca do impacto do uso de antidepressivos.
Disponível em: < https://bit.ly/2wViD2k > Acesso em: 28 fev. 2020.
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmações a seguir.
I. Mais da metade dos indivíduos que utilizam antidepressivos apresentam quadros de embotamento emocional.
II. Crianças e jovens de até 25 anos têm o risco de suicídio dobrado a partir da utilização de antidepressivos.
III. Mesmo tomando medicamentos, mais da metade dos sintomas depressivos permanecem após o tratamento.
IV. Sintomas de abstinência são comuns em mais da metade dos pacientes quando estes estão abandonando o tratamento com medicamentos antidepressivos.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e II, apenas.
Alternativa 2:
I, II e III, apenas.
Alternativa 3:
I, III e IV, apenas.
Alternativa 4:
II, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Resposta:
alternativa V) I, II, III e IV.
Explicação:
O uso de antidepressivos pode ser considerado como um dos componentes que fazem parte da síndrome da fragilidade, pois estes possuem o poder de alterar o humor por conta da anedonia, além de criar tristeza e até mesmo falta de capacidade de sentir o prazer, apatia além da irritabilidade.
O uso de antidepressivos não alteram a área vegetativa do indivíduo tais como o sono e o apetito, porém favorece nas alterações psicomotoras.
As afirmativas corretas são I, II, III e IV. Alternativa 5.
A utilização de antidepressivos pode ser considerado como um dos principais elementos que integram a síndrome da fragilidade, visto que estes apresentam o poder de realizar a alteração do humor devido a anedonia, além disso, envolve a criação de tristeza e a ausência de capacidade de sentir prazer, apatia e irritabilidade.
De forma que tal uso não envolve alteração da área vegetativa do indivíduo, como o sono e o apetite.
Bons estudos!